Random Posts

Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Blog Archive

Find Us On Facebook

Slider

Business

Flickr

Social Share

Recent Posts

Recent comments

Recent Comments

Most Popular

Páginas

Technology

Random Posts

Facebook


Seja bem-vindo. Hoje é

Most Popular

domingo, 31 de julho de 2016

Dez alimentos para viver longe dos remédios


 Estava quebrando a cabeça para iniciar a minha primeira pauta do FULL TIME como a coluna é de variedades e a Nutrição é o ponto alto da coluna, com tantas  informações eu teria que começar por uma informação de fácil acesso para os leitores, quando os três netinho, Isaque, Alef e Emily  chegaram correndo na sala com uma cesta de frutas e indagaram: vovó isto é comida saudável?

Fiz um sinal de positivo e continuei com minhas pesquisas, diante da indagação resolvi escolher 20 alimentos que são saudáveis na vida do ser humano, vamos publicar a primeira parte hoje. Vendo vídeo do mestre Lair Ribeiro, médico e nutrólogo brasileiro que foi professor de Harward, relatou em muitos de seus estudos a importância dos alimentos como preventores e até eliminadores de inúmeras doenças, que criei esta porientação prática para auxiliar os meus leitores.

Na palestra “Mude sua alimentação, mude sua vida”, Lair afirma que “combater uma doença depois de manifestada é como tentar cavar um poço quando se tem sede ou fabricar uma arma depois que a guerra já começou”. Hipócrates (460 – 370 a.c), considerado o pai da medicina, defendia algo parecido em relação à alimentação, sendo a seguinte frase uma das suas mais famosas: “Que seu alimento seja seu remédio e que seu remédio seja seu alimento”.

Veja na matéria I, algumas informações de 10 alimentos-remédios que podem, e devem, ser incluídos em nossos cardápio.

1) Frutas
“Quanto maior a variedade, melhor! As frutas cítricas (laranja, mexerica, abacaxi, limão, caju, kiwi) são ricas em vitamina C (importante antioxidante que fortalece o sistema imune, previne envelhecimento precoce). É um componente essencial na formação do colágeno, proteína que dá elasticidade e firmeza à pele e, além disso, aumenta a absorção de ferro, combatendo a anemia. As frutas vermelhas (morangos, goiaba, amora, berries), além de saborosas. contém muitos antioxidantes (antocianinas e flavonóides) capazes de evitar envelhecimento precoce, reduzir os riscos de diabetes, cânceres e doenças cardíacas”.
2) Ovo
O ovo é “excelente fonte de proteína, ferro, vitaminas do complexo B” (importantes para produção de energia), carotenóides (que são antioxidantes, entre eles a luteína e a zeaxantina – que ajudam a prevenir degenerações nos olhos) e colina, nutriente importante pra memória.

3) Óleo de coco
Os óleos láuricos são óleos obtidos de coqueiros nativos de países tropicais. Estudos científicos recentes demonstram que eles não aumentam o colesterol, como se pensava, muito pelo contrário: eles balanceiam os níveis do bom colesterol (HDL) no sangue. Além disso, auxiliam na perda de peso, ajudam a diminuir a compulsão por carboidratos (açúcar, doces, biscoitos, etc), aumentam o sistema imunológico, fazem a medula óssea fabricar mais células brancas de defesa além de trabalharem como anti-inflamatórios.
4) Quinoa
A Food and Agriculture Organization (FAO) e a Academia de Ciências dos Estados Unidos determinaram que a quinoa é o melhor e mais completo alimento de origem vegetal. Como se isso não bastasse, ela foi selecionada pela Nasa para integrar a alimentação dos astronautas em voos espaciais de longa duração, devido ao seu alto valor nutricional. O cereal é nativo do Peru e rico em proteínas. É fonte de carboidrato de baixo valor glicêmico, fonte de vitaminas B1, B2, B3, B6, C e E, minerais como: ferro, cálcio e fósforo, além de possuir lisina (que é responsável por ajudar a fortalecer a imunidade e melhorar a memória). E isso tudo sem conter glúten.

5) Azeite de Oliva
Extraído da azeitona, o azeite de oliva ajuda na redução do colesterol, prevenindo doenças cardíacas devido aos seus ácidos monoinsaturados. Por ser fonte de ômega 3, auxilia na prevenção do câncer, além de ser bom  para o cérebro e para a memória, pois o ômega 3 é um alimento considerado pelo Lair Ribeiro como cerebral. Lair recomenda atenção na hora de comprar azeite, pois muitos deles são compostos por altas doses de outros óleos. O médico sugere: 1) escolher sempre os azeites vendidos em vidros escuros para evitar sua oxidação, 2) preferir os prensados a frio, 3) optar pelos extra virgem e 4) evitar os que vêm enlatados, pois a lata libera metal pesado nocivo à saúde.

6) Linhaça
É “rica em ômega-3 (benefícios para o coração) e muitas fibras”. Contém ainda lignanas, substâncias semelhantes ao estrógeno e por isso chamadas de fitoestrógenos, que estão relacionadas a  proteção contra o câncer de mama e saúde dos ossos das mulheres. Não contém glúten, portanto boa alternativa para quem tem doença celíaca.

7) Chia
Os benefícios da chia: “Favorece o emagrecimento, controla a glicemia e o colesterol pela grande quantidade de fibras presentes e fortalece o sistema imunológico. Contém ainda proteínas, aminoácidos essenciais, carboidratos de baixo índice glicêmico e antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce, além de boas doses de magnésio, zinco, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B. Muito versátil, pode ser consumida em sucos, vitaminas, pães, bolos, biscoitos, iogurtes e polvilhadas sobre as frutas e na salada. Enfim, um alimento completo!”

8) Cacau (chocolate amargo)
Alimento funcional considerado muito importante. Possui vitaminas e minerais, como potássio e cobre, que ajudam a melhor a saúde cardiovascular, além de ser fonte de ferro, cálcio e magnésio. Tem propriedades antidepressivas e antioxidantes. Mas atenção: os chocolates normais possuem baixa porcentagem de cacau. Prefira chocolates de 70% cacau acima!

9) Batata doce
Rica em betacaroteno e vitamina A, auxilia no sistema imunológico e são boas fontes de fibra e potássio. Além disso, há estudos que afirmam que a batata doce ajuda a deixar a pele mais bonita, além de auxiliar no emagrecimento, no controle do diabetes e no fortalecimento do sistema imunológico.
10) Beterraba

Possui baixo valor calórico. Sua cor vermelha é devido à presença de betaína, que ajuda na saúde cardiovascular. A beterraba também é uma excelente fonte de fibra dietética que ajudam na digestão. Possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, é fonte de vitamina C e B6, fósforo, cálcio, magnésio, zinco, riboflavonóides e tiamina.

0 on: " Dez alimentos para viver longe dos remédios "