Secretário Valber Tavares com os equipamentos. (Foto Alberto) |
Com o propósito de afastar de vez a ameaça do mosquito transmissor da dengue no município, a prefeitura de Águas Lindas de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu vários equipamentos para reforçar o trabalho dos Agentes de Combate a Endemias.
A prefeitura já recebeu cinco máquinas de uso costal motorizadas e 3 manual, estas em fase de aquisição. As máquinas de uso costal serão utilizadas em locais de grande concentração de criadouros do mosquito, a exemplo de sucatas, terrenos baldios e outros ambientes favoráveis a proliferação do Aedes.
Segundo o Secretário de Saúde Válber Tavares, a aquisição dos equipamentos é de suma importância no trabalho de combate à disseminação da dengue e deve-se ao esforço do prefeito Geraldo Messias “através de Pacutação com Ministério da Saúde onde temos adquirido viaturas, equipamentos de informática, uniformes, material consumo entre outros”, frisa o secretário.
Para Válber Tavares esses equipamentos serão utilizados apenas como uma ação complementar e emergencial, porque o principal agente de combate à dengue é a própria população, por meio de ações simples e de prevenção, identificando e eliminando os criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O Gerente da Funasa, Geraldo Moreira dos Santos, destaca a satisfação dos ACS em poder desenvolver seus trabalhos com agilidade e mais precisão. “Com essa aquisição, a SMS estará pronta para atender a qualquer emergência relacionada à dengue no município, inclusive com a aplicação do inseticida em ultra baixo volume (UBV), também chamado de fumacê. Esse recurso é usado para combater os mosquitos adultos”.
O gerente explica que o município vem dando toda infra-estrutura necessária para o combate a dengue “haja vista que estamos com uma redução significativa no numero de casos confirmados e notificados em relação ao ano passado”, completa.
0 on: " Combate ao mosquito da dengue ganha reforço em Águas Lindas de Goiás "