Random Posts

Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Blog Archive

Find Us On Facebook

Slider

Business

Flickr

Social Share

Recent Posts

Recent comments

Recent Comments

Most Popular

Páginas

Technology

Random Posts

Facebook


Seja bem-vindo. Hoje é

Most Popular

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Bolsa Família passa por mudanças

Programa Bolsa Família, atende 18 mil famílias em Águas Lindas. (Beto Castanheiro)
*Fabiana Fernandes

O Programa Bolsa Família, um programa do Governo Federal, atende 18 mil famílias em Águas Lindas de Goiás. Mas segundo a coordenadora do programa na cidade Cláudia Santos, cerca de seis mil beneficiários terão os seus benefícios bloqueados. A coordenadora Cláudia pede calma aos beneficiados e esclarece algumas dúvidas do programa. Segundo ela, desde o mês de fevereiro o sistema que o Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS) disponibiliza para a realização do cadastro das famílias no programa foi trocado por outro que ainda está em fase de adaptação.

O novo sistema, que também é operado pela CAIXA, é mais seguro o que vai facilitar no combate as fraudes do programa. Porém, o este mesmo novo sistema é considerado mais “pesado”, e por Águas Lindas não contar com uma internet rápida (a cidade não possui sistema de Banda Larga), isso dificulta o processo de cadastro no programa.

Programa na cidade está conseguindo atender apenas 50 pessoas por dia. (Beto Castanheiro)
Após a migração do antigo sistema de cadastro para o novo algumas falhas ocorreram e alguns dados se perderam. Devido a isso, vários beneficiários de Águas Lindas estão com dados incorretos no novo sistema. Há pelo menos 20 dias, cerca de seis mil beneficiados começaram a receber uma carta do Ministério de Desenvolvimento Social, alertando para que o recadastramento dos dados perdidos fosse realizado até o dia 1° de junho. Ainda de acordo com a coordenadora, o tempo para o recadastramento dessas pessoas é insuficiente, já que na sede do Programa na cidade está conseguindo atender apenas 50 pessoas por dia.

Cláudia faz questão de enfatizar que todo o procedimento é demorado, pois o cadastro é mais amplo que o de antes, e como o sistema é novo é também mais demorado. Segundo ela, as pessoas que receberam a carta do MDS provavelmente terão o benefício bloqueado no mês de junho. Mas Cláudia lembra que essas pessoas devem procurar a Bolsa Família para recadastrar seus dados. “Nenhuma pessoa perderá o seu benefício. Nós estamos trabalhando para regularizar a situação de todos. Mas o que não podemos evitar que nesse no mês de junho essas pessoas fiquem sem o benefício”.

De acordo com a coordenadora, esse problema com o novo sistema não acontece somente em Águas Lindas, “várias outras cidades também têm enfrentado o mesmo problema que nós aqui. Mas tudo é uma questão de tempo, pois logo tudo estará resolvido”. Cláudia reforça o pedido a todos que no momento estarão fazendo apenas o recadastramento desses beneficiários, e depois de concluído voltará aos seus serviços normais com os novos cadastros.

Os novos cadastros só estão sendo feitos para os idosos, para a confecção das Carteirinhas do Idoso. (Beto Castanheiro)
Mas ela lembra que os novos cadastros só estão sendo feitos para os idosos, para a confecção das Carteirinhas do Idoso (para viagens interestaduais), e após o cadastro o idoso espera cerca de 60 dias para pegar a sua carteirinha. Mas para quem já é beneficiário do Bolsa Família e quer a carteirinha basta comparecer na sede do programa com uma foto 3x4 que a carteirinha fica pronta na hora.

Saiba mais

Desde que assumiu a coordenação do programa, em junho de 2010, Cláudia diz que muita coisa já mudou. Segundo ela, tudo está sendo feito para trazer maior comodidade para os moradores de Águas Lindas. “O prefeito Geraldo Messias e a primeira-dama sempre nos deu total apoio para que pudéssemos trabalhar de forma com que atendêssemos melhor os beneficiários”.

Conheça algumas das mudanças que foram realizadas no Bolsa Família da cidade: reforma do prédio; veículo que foi colocado à disposição do programa; compra de cadeiras mais confortáveis; bebedouros com água filtrada e gelada; sala com ar condicionado; aquisição de computadores novos; rede de internet exclusiva para realização dos cadastros; capacitação dos funcionários e muito mais.

Informações

As senhas estão sendo distribuídas às 08h e às 13h. Qualquer dúvida ligue grátis para o 0800–707–2003 ou procure a sede do Bolsa Família na cidade, que está localizada na Quadra 46, Lotes 26/27 no Setor 02.

0 on: " Bolsa Família passa por mudanças "