Presidente Lula e o vice´Joosé de Alencar no Hospital Sirio Libanês. (Foto Agencia Estado)
Agencia do Estado
Internado com hemorragia intestinal no hospital Sírio-Libanês, o vice-presidente José Alencar melhorou do sangramento ontem e disse que pretende ir à posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, no dia 1º de janeiro, “de qualquer jeito”, durante visita de Dilma e do presidente Lula.
Um boletim médico divulgado no início da tarde informava que Alencar apresentou “melhora do quadro com redução importante do sangramento”. A nota dizia que o paciente estava acordado e deveria permanecer na UTI para tratamento médico.
Alencar foi internado na quarta-feira para tratamento de uma hemorragia digestiva atribuída a um tumor no intestino delgado. Lula, que esteve com o vice durante cerca de 15 minutos, disse que o maior desejo de Alencar é comparecer à posse da presidente eleita. “Ele só tem um desejo: é poder sair do hospital no dia 1º (de janeiro) para, às 4 horas da tarde, estar na posse da companheira Dilma lá em Brasília. E ele diz que vai de qualquer jeito, nem que seja de cadeira de rodas”, disse Lula.
O comentário foi feito por Lula durante comemoração de Natal com catadores de papel e moradores de rua em São Paulo, para onde o presidente seguiu após visitar Alencar. O presidente pediu que todos fizessem uma oração pelo vice-presidente. “Como aqui ninguém é médico e não faz milagre, queria que todos rezassem o Pai Nosso”, disse Lula.
Segundo a assessoria de imprensa do Planalto, o vice-presidente teria brincado com Lula sobre o desejo de participar da cerimônia de posse de Dilma. “Espero estar lá e que os médicos me liberem para tomar um golinho”, teria dito, bem-humorado, Alencar, segundo relato de assessor.
Riscos - Um novo sangramento abdominal ou uma nova obstrução intestinal são os principais riscos para Alencar, explicou o médico Ademar Lopes, uma vez que ele apresenta adesão das alças do intestino às paredes abdominais, o que dificulta qualquer nova cirurgia. Ao todo, o vice já passou por 17 cirurgias, a na última quarta Dilma e Lula saíram otimistas do encontro. “Estou te esperando lá”, afirmou Dilma, referindo-se à cerimônia de posse na Presidência. No fim do encontro, Alencar brincou e disse que ainda vai dançar um xaxado.
0 on: " José Alencar melhora e quer ir à posse de Dilma "