Random Posts

Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Blog Archive

Find Us On Facebook

Slider

Business

Flickr

Social Share

Recent Posts

Recent comments

Recent Comments

Most Popular

Páginas

Technology

Random Posts

Facebook


Seja bem-vindo. Hoje é

Most Popular

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Rio Quente pede sua nova emancipação, desta vez das empresas que dominam a cidade

A cidade de Rio Quente foi emancipada em 1988 depois de uma longa briga política para poder se desmembrar de Caldas Novas e após votação popular, através de um plebiscito deixou de ser povoado Caldas-novense e se tornou a cidade do Rio Quente emancipada
Rio Quente - Hoje vamos voltar no tempo que a Esplanada era um  patrimônio de Caldas Novas e gerava uma cobiça para a toda poderosa Pousada do Rio Quente que em 1978 fora vendida seu controle acionário passa para  duas empresas a Algar de Uberlândia e Gebepar de Goiânia tornando, na ocasião  o complexo turístico do Rio Quente.
Na ocasião surgiu uma lenda, que o dinheiro do general Alfredo Stroessner serviu para financiar a compra do complexo Pousada do Rio Quente. Diante dos fatos e dez anos depois, a presença do senhor absoluto na casa de Furnas em Itumbiara, motivou o jornalista Cunha Junior publicar em sua coluna no jornal Folha de Goiás uma nota alusiva ao dinheiro do general ter financiado a compra da empresa turística.

Como asilado político, só podia ser extraditado em caso de condenação por crime "concreto e comum" no país de origem.
 Yo, el Supremo general Alfredo Stroessner:

Para quem não sabe, depois de se tornar uma lenda na América Latina o general Alfredo Stroessner, foi consagrado num livro de Roa Bastos como "Yo, el Supremo", ou simplesmente um "senhor absoluto", Stroessner dizia: "Estou aqui (Paraguai) não porque eu queira, mas porque o povo quer".

Derrubado, Stroessner refugiou-se primeiro na casa de visitas de Furnas, em Itumbiara, em Goiás. Deslocou-se depois para uma casa de praia no Paraná e, afinal, em julho de 1989, três meses depois do golpe, instalou-se num "bunker" em Brasília. Como asilado político, só podia ser extraditado em caso de condenação por crime "concreto e comum" no país de origem.
Hotel Pousada: Os sócios que foram os únicos que acreditaram no projeto, desde a sua fundação e investiram dinheiro para construção do grande complexo turístico, teve seus direitos tomados ao longo do tempo,
Durante dez anos a Cia. pagou impostos para Caldas Novas, segundo a empresa , esse dinheiro não retornava em obras para  a Esplanada, acontece que o dinheiro que ia para Caldas  era migalhas negociadas pelos prefeitos da época que usavam das benesses da empresa para sua família e apaniguados, consideravam que era o suficiente e o povo vivia numa completa necessidade dos serviços públicos que era o mínimo que poderia retornar.

Dr. Zanderlan Campos criou o projeto de
emancipação da Esplananda. 
Logo surge a ideia da emancipação politica, através de um advogado de expressão considerada, que prestava serviços para Gebepar, o Dr. Zanderlan Campos, apresentou o projeto não só da emancipação como também criar a primeira cidade com visão ambiental, dentro das normas gerenciais, sendo a primeira do Brasil. A semente germinou, Dr. Zanderlan Campos criou seu Gabinete da Emancipação, primeiro ato do jurista: “todos os impostos seriam depositado em juízo, e assim aconteceu”.

A cidade de Rio Quente foi emancipada em 1988 depois de uma longa briga política para poder se desmembrar de Caldas Novas e após votação popular, através de um plebiscito deixou de ser povoado Caldas-novense e se tornou a cidade do Rio Quente emancipada. Na ocasião o prefeito interino de Caldas Novas era Cristiano Nicolau Gomes, numa manobra bem feita, comandada pelo Gabinete da Emancipação, o jovem prefeito tomou posse  com a presença do Dr. Chicão, “como era chamado pelo povo humilde do local”, que admirava o homem da limusine o engenheiro Francisco I. Costa.

Cristiano Nicolau Gomes o
ex-prefeito interino, é o atual presidente
do Conselho da pousada (CTRQ)
O interessante que o Cristiano Nicolau Gomes o ex-prefeito interino, é o atual presidente do Conselho da pousada (CTRQ) que terminou seu mandato ontem dia 25, ele continua a serviço da empresa, para qualquer serventia. Depois da emancipação consolidada, o Dr. Zanderlan foi deixado de lado, foi perdendo suas prerrogativas e os seus honorários não foram pagos, ele trava uma luta na justiça para receber seus devidos salários.
Enquanto isso os sócios que foram os únicos que acreditaram no projeto, desde a sua fundação e investiram dinheiro para construção do grande complexo turístico, teve seus direitos tomados ao longo do tempo, hoje trava uma luta na justiça, para garantir seus direitos junto a empresa, segundo Cunha Junior, ela foi comprada com dinheiro do "Yo, el Supremo", o grande ditador.

Hoje o povo da Esplanada está pedindo a volta do Dr. Zanderlan Campos, já que ele conseguiu libertar a Esplanada das garras de Caldas Novas, ele vai libertar Rio Quente das mãos da Empresa Termas Pousado do Rio Quente (ETPRQ), que esta controlando o imposto devido, usando a artimanha de combinar com os prefeitos ao longo de 28 anos de emancipação, pagando uma miséria de contribuição ao longo do tempo, impedindo a prefeitura de oferecer os serviços públicos para comunidade.


Antes da emancipação ainda tinha um Rio Quente aberto, e a comunidade gozava do seu lazer. Hoje o Rio Quente esta fechado pelo muro da vergonha, idéia de dois empresários que se julgam donos do Rio Quente. Esse crime ambiental está tudo sob o olhar do Ministério Público de Goiás, enquanto que a comunidade continua sendo escravizada pelo sistema criado depois da emancipação.  Onde você anda no Rio Quente, tem  um grito de liberdade  parado no  ar: “socorro Dr. Zanderlan Campos, socorro, venha libertar a Esplanada das mãos da Pousada do Rio Quente”.

4 on: " Rio Quente pede sua nova emancipação, desta vez das empresas que dominam a cidade "
  1. To com vcs e qro tambem a liberaçao do Rio que é o lazer dos moradores e tb dos menos favorecidos, e tem mais nunca pensei em ver area publica sendo "privada" aff

    ResponderExcluir
  2. Uma vergonha. Mas ainda acredito na justiça e em Deus. Os sócios UNIDOS vencerão essa GUERRA.

    ResponderExcluir
  3. Diria: libertar a Esplanada da Companhia Thermas do Rio Quente e não dos sócios da Pousada. Bons tempos quando ainda se tomava banho no rio quente. Quando será que este pesadelo irá terminar?

    ResponderExcluir
  4. Diria: libertar a Esplanada da Companhia Thermas do Rio Quente e não dos sócios da Pousada. Bons tempos quando ainda se tomava banho no rio quente. Quando será que este pesadelo irá terminar?

    ResponderExcluir