Random Posts

Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Blog Archive

Find Us On Facebook

Slider

Business

Flickr

Social Share

Recent Posts

Recent comments

Recent Comments

Most Popular

Páginas

Technology

Random Posts

Facebook


Seja bem-vindo. Hoje é

Most Popular

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Ações de combate à hipertensão e à diabetes atendem 2.925 pessoas em Caldas Novas

Atendimentos acontecem na rede básica de saúde. Diretora frisa que unidades são locais de prevenção
 A Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Básica, realizou, nesta quinta-feira, 6, no posto de Saúde ESF Itaicí II, o ‘Hiperdia’, um dia dedicado a acompanhar os pacientes hipertensos e diabéticos, prevenir e promover a saúde, através da vinculação dos usuários à rede.

Foram realizados 2.925 acompanhamentos de hipertensos, desde janeiro deste ano. O próximo posto de saúde a receber as ações é o ESF Paraíso II. Na semana que vem,os ESFs Holliday e Parque Real. A farmacêutica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Daniella Caetano do Nascimento, realizou palestra com orientações e as enfermeiras da unidade realizaram exames como glicemia e aferição de pressão arterial.

No Brasil, a hipertensão arterial e o diabetes são responsáveis, de longe, pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações, de amputações de membros inferiores e representa ainda 62,1% dos diagnósticos primários em pacientes com insuficiência renais crônicos submetidos à diálise. Por isso, as ações permanentes em hipertensão, diabetes e demais fatores de risco para doenças cardiovasculares é essencial para a manutenção da saúde da população.

De acordo a diretora do departamento de Atenção Básica, Lívia Serpa Afonso, Caldas Novas possui hoje possui 17 unidades na cidade em setores estratégicos para atender a população. Ela lembra que as unidades não são hospitais e sim locais de atendimento primário. “Lá acontece a prevenção e o tratamento preliminar, bem como os encaminhamentos”, explica. As ações de Hiperdia estão agendadas para ocorrerem em todos os postos no decorrer do mês e permanecem durante o ano todo, em dias alternados. 

A prevenção das doenças cardiovasculares em números:

-Conforme o Ministério da Saúde, para ser considerado hipertenso o paciente deve apresentar pressão arterial igual ou superior a 14 por 9.

-A doença, causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo acaba sobrecarregando órgãos, como coração, rins e cérebro.

– A pressão alta é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. Cerca de 80% das pessoas que sofrem derrame são hipertensas. 40% e 60% dos pacientes com infarto apresentam hipertensão associada.

-As doenças cardiovasculares (DCV`s) afetam, anualmente, no Brasil, cerca de 17,1 milhões de vidas. São registradas no país 300 mil mortes todos os anos em decorrência destas doenças, que podem se manifestar, principalmente, como infartos, derrames e mortes súbitas.

– Pelo menos, 80% das mortes prematuras podem ser evitadas por meio de dieta saudável, atividade física regular, restrição ao tabaco e ao álcool e pelo controle efetivo da pressão arterial. Fonte: Secretaria de Saúde de Caldas Novas

0 on: " Ações de combate à hipertensão e à diabetes atendem 2.925 pessoas em Caldas Novas "