A professora Maria da Guia está trabalhando para oferecer o melhor para comunidade. (Foto Beto Castanheiro) |
A secretária de educação Maria da Guia, informa que atualmente tem 41 estabelecimentos de Educação e 11 anexos, 01 creche municipal e mais 08 creches conveniadas. O município conta com 976 professores que atendem a 20.088 alunos. Diversos programas são oferecidos pela Secretaria de Educação como a Educação Integral, onde o aluno permanece na escola sete horas por dia, com direito a três refeições diárias.
A Educação Integral se estende a 20 escolas municipais e oferece reforço escolar, oficinas diversas, esportes, lazer e cultura. Os alunos também participam de passeios educativos. O prefeito Geraldo Messias possui inúmeros projetos na área da educação, tendo como premissa manter o jovem ocupado, deixando-o longe da rua e principalmente da criminalidade.
O município ainda conta com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e com a Escola Ativa que atende aos alunos das escolas rurais com turmas multisseriadas. O Encceja atende à comunidade buscando a certificação da sua escolaridade. O município também tem a Correção de Fluxo, conhecida como “Se Liga/Acelera Brasil”, que satisfaz aos alunos de 09 a 14 anos de idade que tem defasagem escolar de idade e série.
Mais um projeto que tem dado muito certo na cidade é a Escola Aberta que funciona em 15 escolas municipais. As escolas são abertas aos fins de semana onde são oferecidos cursos e oficinas para a comunidade. Os cursos oferecidos qualificam a comunidade para mercado de trabalho, com cursos de: cabeleireiro, pintura em tecido, corte costura, bordado bijuteria, customização em sandálias, além de promover atividades interativas como capoeira, futebol, dança, entre outros.
O Projeto Cultura e Paz de Águas Lindas de Goiás, oferece oficina de música (voz e violão) e palestras educativas sobre Saúde Preventiva, Ética, Valores, Direitos Humanos e Cidadania. A Secretaria de Educação também informa que serão construídas 12 quadras poliesportivas, 02 novas creches e mais 32 laboratórios de informática serão implantados nas escolas em breve.
0 on: " Educação como prioridade "