Conceituado jornal britânico analisa Estado como terra de oportunidades e atrativos para negócios e investidores
*José Barbacena
O Financial Times (FT), renomado e influente jornal de negócios sediado no Reino Unido, o mais lido por líderes empresariais de todo o mundo publicou, em sua edição de março deste ano, no caderno especial “Brazil Confidential”, três páginas falando exclusivamente sobre Goiás e o desenvolvimento do Estado, com suas perspectivas e potencialidades. Em versão impressa e digital, o “Brazil Confidential” é uma edição quinzenal que oferece informações privilegiadas, análises e insights sobre o Brasil, considerado por especialistas o mais excitante mercado emergente do mundo. Editado em Londres, o jornal conta com uma estrutura de jornalistas, acadêmicos e correspondentes especializados em assuntos brasileiros.
Entre os principais temas tratados estão infraestrutura e a evolução de áreas promissoras do País. O editor responsável pelo suplemento é o jornalista Richard Lapper, especialista em mercados emergentes, que já viveu no Brasil e foi editor de América Latina do Financial Times por uma década.
Ao analisar a importância do Centro-Oeste no cenário econômico brasileiro, a matéria destaca especialmente Goiás como um lugar que oferece ótimas oportunidades de negócios para investidores nacionais e estrangeiros. Os pragmáticos ingleses do Financial Times falam de oportunidades e investimentos com análises práticas, fundamentadas, convincentes, objetivas, de modo a contribuir com as decisões dos investidores. Como carros-chefes da economia goiana, a publicação inglesa enfatiza o etanol, grãos, mineração e agroindústria, citando os municípios da Grande Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Catalão.
Em Goiás, a reportagem ouviu empresários, citando parecer do presidente do Sifaeg, André Rocha, sobre a realidade do Estado. Na área governamental, ao entrevistar o governador Marconi Perillo (PSDB) e o secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, o Financial Times valorizou o esforço e a determinação do governo em moralizar o serviço público, cortar gastos, promover o ajuste fiscal e criar oportunidades para todos. Entusiasmado com o crescimento da economia de Goiás, o governador Marconi Perillo falou sobre projetos de seu governo, tais como recuperação da malha rodoviária, investimentos em infraestrutura e as perspectivas excelentes que estão se abrindo com a implantação da ferrovia Norte-Sul e seus ramais, com realce para os esforços e conquistas do governo do Estado no que diz respeito à formação de mão de obra qualificada.
Cara nova e projetos arrojados
Para especialistas ouvidos pelo DM, o Estado ganha espaço na mídia internacional pois está de cara nova, com projetos arrojados e propostas sérias. O Brasil chama a atenção do mundo para suas atrativas potencialidades e Goiás é analisado como um excelente lugar para investimentos, pelo crescimento considerável em sua economia e a perspectiva para infraestrutura.
Para o secretário de Assuntos Internacionais, Elie Chidiac, a repercussão de uma reportagem como essa é de grande valia. Como o Financial Times é uma das melhores fontes de notícias para o mundo dos negócios, Goiás passa a ser observado com maior relevância.
Para Chidiac, Marconi está trabalhando para atrair parcerias comerciais e empresas de dimensões nacionais e internacionais. “E uma matéria no Financial Times certamente atinge o objetivo, desperta o interesse e abre os olhos de investidores estrangeiros para investirem ou fazerem parceria com empresas goianas, tornando-as competitivas e fazendo face às grandes multinacionais européias, americanas e asiáticas. O Brasil hoje é um destino natural do fluxo de investimentos internacionais e Goiás precisa ser visto, conhecido e reconhecido como Estado gerador de oportunidades e com imenso potencial a ser explorado”, disse.
Chidiac exulta, dizendo já ter recebido manifestações de diretores, bem como de investidores europeus e do mundo árabe, parabenizando Goiás pelo destaque no jornal Financial Times.
|
0 on: " Goiás é destaque no jornal Financial Times "