A mesa de autoridades que entregaram documentos de ligalização. (Foto Catireiro) |
O salão de eventos da Secretaria da Ação Social e Cidadania foi palco, na tarde deste sábado (26/03), da solenidade de entrega documentação que dá direito aos moradores do setor Pôr do Sol, Setor 03, Setor de Oficinas (APOAL) e Vila Esperança a escriturarem seus terrenos.
A medida faz parte do programa “Morar Legal”, implantado pela Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás por determinação do Prefeito Geraldo Messias. Quando assumiu a administração, Geraldo foi informado que cerca de 30 mil terrenos do município eram irregulares e não permitiam que os atuais donos pudessem escriturar seus imóveis.
Participaram da solenidade de entrega da documentação os vereadores Rogemberg Barbosa e Givanete Santana, os secretários Municipais, Jorge Montanha (Agricultura), Sandra Sabóia (Trabalho), Edson Xavier (Indústria e Comercio), Gilvando Galdino (Administração), Lucio Mauro (Meio Ambiente), Válber Tavares (Saúde), Helder Morato (Habitação) e o vice-prefeito Antônio Sabóia.
Falando em nome do Poder Legislativo, o vereador Rogemberg Barbosa citou que é fundador juntamente com outras personalidades presentes da APOAL, mas infelizmente o projeto sofreu muita especulação, esta medida do Prefeito Geraldo Messias dá fim a este processo.
O atual secretário de Habitação do Município, Helder Morato falou em nome de todos os secretários presentes. Ele destacou a importância desta ação, que leva dignidade e cidadania para os moradores, fato que eles agora sim, podem dizer que tem um endereço legal e agradeceu ao Prefeito pela coragem em tocar este projeto.
O Diretor de Fiscalização de Obras e Posturas do Município, Bonifácio Melo, coordenador do programa disse que se sente honrado de ter recebido a incumbência do prefeito para legalizar a propriedade de milhares de famílias. “Não é uma tarefa fácil, mas graças a Deus, e a equipe que me acompanha, estamos dando conta do recado, e isto não seria possível sem o apoio do prefeito e dos moradores que estão colaborando para que este processo se concretize”, disse o coordenador.
O Prefeito demonstrou muita alegria em participar deste momento histórico para muitas famílias, que por anos aguardavam a legalização de seus imóveis. Em seu discurso o prefeito demonstrou certa indignação com as administrações anteriores que não realizaram este processo de legalização por mera vingança eleitoral, pois aqueles que não tinham votado no governo, eram preteridos da chance de ter a sua situação regularizada.
Ele disse que é obrigação do Prefeito governar para todos independente do voto. “Depois de assumir, deve-se administrar para todos, com a certeza de estar levando cidadania e dignidade a cada cidadão de Águas Lindas de Goiás”, enfatizou o prefeito.
Além dos setores citados acima, o Projeto Morar Legal também está realizando o processo de legalização dos setores Cidade do Entorno e Jardim Alterosa. Até o momento já foram beneficiados com o programa cerca 4 mil lotes. A legalização se faz necessário alem de levar dignidade a esta população, também tem como objetivo viabilizar projetos financiados pela caixa Econômica Federal, que contempla imóveis escriturados, dentro das normas que regem a entidade.
0 on: " Geraldo Messias legaliza mais 600 lotes "