Valber Tavares, toda a cobertura necessária à assistência no combate a tuberculose seja efetivamente executada.(Foto Alberto Sobrinho) |
Por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose (24 de março) a prefeitura de Águas Lindas de Goiás através da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, promoveu palestras educativas, distribuição de folders e lanches para os participantes, em todos os PSFs do município.
Além dos temas sobre a prevenção e tratamento da doença, foi focado também a busca de sintomáticas respiratórias, como tosse prolongada por três semanas ou mais, perda de peso, falta de apetite e outras. As palestras foram proferidas por profissionais da saúde, entre estes: médicos e enfermeiros.
Segundo o secretário de saúde Válber Tavares, a determinação do prefeito Geraldo Messias é de que toda a cobertura necessária à assistência no combate a tuberculose seja efetivamente executada. “Estamos nos empenhando o máximo possível para que nenhuma pessoa venha a ser acometida pela doença, bem como identificar e tratar aqueles que possam estar com o bacilo”, frisa o secretário.
Para a diretora de Vigilância Epidemiológica, Nayana Ferreira “os trabalhos de combate à doença são feitos continuamente com profissionais orientando os moradores sobre as formas de contágio, tratamentos, sobre sintomas, prevenção, diagnóstico da doença e outras ações para reduzir o índice de infecção da tuberculose”, destaca.
TURBERCULOSE
De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), dois bilhões de pessoas estão infectadas pela bactéria causadora da patologia. Entre elas, 8 milhões desenvolverão a doença e 2 milhões morrerão a cada ano. As estatísticas no Brasil também não são animadoras, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 15º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. No país, são notificados anualmente 85 mil casos novos. Além disso, são registrados cerca de 6 mil mortes por ano em decorrência da doença.
O Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) é uma das medidas do governo para prevenir e combater a tuberculose. Ele garante a distribuição gratuita de medicamentos e outros insumos necessários até ações preventivas e de controle do agravo.
0 on: " Águas Lindas orienta população sobre tuberculose "