Random Posts

Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Blog Archive

Find Us On Facebook

Slider

Business

Flickr

Social Share

Recent Posts

Recent comments

Recent Comments

Most Popular

Páginas

Technology

Random Posts

Facebook


Seja bem-vindo. Hoje é

Most Popular

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Equipe da Atenção Básica de Caldas Novas participa de curso de capacitação no Controle a Tuberculose

A intenção é que através da implantação do programa no município, seja possível diagnosticar precocemente a doença
CALDAS NOVAS - Está acontecendo em Goiânia, o curso de capacitação para profissionais da saúde, com foco no Controle a Tuberculose. A ação é promovida pelo Ministério da Saúde. O programa de Prevenção a Tuberculose já vinha sendo requisitado pela equipe da Atenção Básica, e Caldas Novas foi contemplada, devido ao relevante trabalho que vem sendo desenvolvido no município. Após passar pelo curso, a equipe será multiplicadora e irá capacitar todos os profissionais, inclusive os agentes comunitários de saúde, que farão a busca dos pacientes que tem os sintomas. Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é diagnosticar o quanto antes a doença.

O programa de Prevenção a Tuberculose já vinha sendo requisitado pela equipe da Atenção Básica, e Caldas Novas foi contemplada.
Depois de visitados, os pacientes irão passar por exames de Baciloscopia, que permiti a descoberta das fontes de infecção, e o Teste Rápido Molecular para detecção e tratamento adequado caso o exame seja positivo. A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável.  Anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito.  O surgimento da aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.
 O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo, segundo dados da Organização Mundia de Saúde (OMS).
No Brasil, a tuberculose é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo, segundo dados da Organização Mundia de Saúde (OMS).


Em Caldas Novas, a Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo e capacitando seus profissionais, para o melhor tratamento e controle de doenças. É o que explica a chefe da pasta, Kélia Rosa. “A Saúde requer capacitações constantes. Nosso objetivo é buscar ferramentas cada vez mais eficientes para manter o controle de doenças. Garantindo assim a qualidade de vida de toda a população.” esclareceu a Secretária.

0 on: " Equipe da Atenção Básica de Caldas Novas participa de curso de capacitação no Controle a Tuberculose "