Random Posts

Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Blog Archive

Find Us On Facebook

Slider

Business

Flickr

Social Share

Recent Posts

Recent comments

Recent Comments

Most Popular

Páginas

Technology

Random Posts

Facebook


Seja bem-vindo. Hoje é

Most Popular

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Melancia no tratamento da hipertensão

*Andreia Torres
A pressão alta é um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares como a insuficiência cardíaca, a insuficiência renal crônica, o derrame e o infarto. Assim, o controle dos níveis pressóricos é essencial para a saúde e a qualidade de vida. A pressão sanguínea considerada ótima fica abaixo de 120x80mmHg, mas são considerados normais valores de 130x85mmHg e limítrofes valores até 139x89mmHg. Se sua pressão está acima destes valores investigue junto ao seu médico a causa, que pode incluir o próprio avançar da idade, abuso de bebidas alcoólicas, sedentarismo, obesidade, consumo excessivo de sal, problemas renais, estresse, dentro outros.

O tratamento varia de acordo com a causa e além do tratamento medicamentoso inclui mudanças no estilo de vida tais quais a prática de exercícios físicos, a moderação no consumo de bebidas alcoólicas, o controle do peso, a redução no consumo de sal e o aumento no consumo de frutas e vegetais. Como as frutas e as verduras são alimentos com poucas calorias, baixo teor de gorduras e alto conteúdo de um nutriente importante para o controle da pressão, o potássio, a redução aproximada na pressão sistólica (PAS) com apenas a adoção desta estratégia pode chegar até a 14mmHg.

O controle do peso também é muito importante. A cada 10 kg perdidos a PS cai entre 5 e 20mmHg. Voltando às frutas. Um estudo da Universidade da Flórida mostrou que o consumo de melancia pode ser uma arma natural contra a hipertensão. O que acontece é que a melancia é a melhor fonte de L-citrulina, um aminoácido que pode ser convertido em L-arginina. Este por sua vez é precursor do óxido nítrico, substância vasodilatadora. O simples consumo de L-arginina não é uma boa opção para todo hipertenso já que este suplemento pode causar náuseas, desconfortos gastrintestinais e diarréia. Em contraste, a melancia ou seu extrato são bem tolerados.

Além disso, a fruta fornece vitaminas A, B6 e C, além de fibras, potássio e licopeno, protegendo o organismo contra radicais livres, diminuindo os níveis de homocisteína e regulando o funcionamento intestinal. Os pesquisadores acreditam que a suplementação futura de L-citrulina será uma alternativa capaz de diminuir as dosagens das drogas antihipertensivas. Até lá, melhore seu consumo de frutas e inclua a melancia no seu cardápio.

Andréia Torres é Nutricionista. Fonte: Arturo Figueroa, Marcos A. Sanchez-Gonzalez, Penelope M. Perkins-Veazie, Bahram H. Arjmandi. Effects of Watermelon Supplementation on Aortic Blood Pressure and Wave Reflection in Individuals With Prehypertension: A Pilot Study. American Journal of Hypertension, 2010.

0 on: " Melancia no tratamento da hipertensão "