O Governador Marconi Perillo acredita que a Força Nacional seja um caminho. (Beto Castanheiro) |
Existe uma preocupação da imprensa brasiliense em apresentar uma violência existente no entorno do DF, principalmente em Águas Lindas de Goiás o único motivo que ela é comprovadamente uma cidade vítima da violência humana. Hoje Águas Lindas sofre o reflexo da vida violenta existente em Brasília, que a imprensa do DF tenta maquiar.
O Distrito Federal é a quarta cidade brasileira com 77,2%, segundo índice divulgado pelo Ministério da Justiça. Consequentemente as cidades do entorno recebe esta carga cada vez que aumenta o combate a violência, sem citar que o povo que vivem no entorno são migrantes que um dia buscaram em Brasília uma vida melhor.
O Cel. Edson Costa visitou o prefeito Geraldo Messias com toda diretoria do Gabinete de Gestão. (Beto Castanheiro) |
O Brasil é o sexto país no ranking de homicídios entre jovens. De acordo com o estudo Mapa da Violência 2011, divulgado pelo Ministério da Justiça, a taxa de homicídio entre pessoas de 15 a 24 anos subiu de 30 mortes por 100 mil jovens, em 1998, para 52,9, em 2008. Nesse período, o número total de homicídios registrados no país cresceu 17,8%, ao passar de 41,9 mil para 50,1 mil.
Em alguns estados, a morte de mais da metade de jovens foi provocada por homicídios. Alagoas é a unidade federativa que tem a taxa de homicídio juvenil mais alta do país (125,3). Depois, vêm o Espírito Santo (120), Pernambuco (106,1), o Distrito Federal (77,2) e o Rio de Janeiro (76,9).
A equipe do Gabinete de Gestão reuniu com o Poder Legislativo de Águas Lindas.(Catireiro) |
Foi instalado o Gabinete de Gestão de Segurança Pública das cidades do interior do Estado em Luziânia. O novo gabinete funcionará como um “braço” da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, que dará total apoio e assistências às cidades localizadas no Entorno do Distrito Federal (DF). A instalação da nova subsecretaria foi ideia do governador Marconi Perillo e terá total participação do secretário de Segurança Pública, João Furtado de Mendonça Neto.
O diretor Cel. Edson Costa Araújo ressalta que um dos objetivos da instalação do novo gabinete é chamar a atenção do Ministério Público da União, já que as regiões têm apresentado número elevado de ocorrências policiais. Dos 19 municípios que serão atendidos, 11 estão com o índice de criminalidade acima da média. Em Goiás, mais de 13% das ocorrências da Polícia Militar em 2010 foram registradas no Entorno do DF.
A equipe reuniu com os lideres da segurança da cidade no 17 BPM. (Catireiro) |
Das dez cidades onde mais ocorrem tentativas de homicídio, seis estão localizadas no Entorno da capital federal. Somente em Luziânia, 72 pessoas sofreram risco de morte em 2010. A nova subsecretaria trabalhará com ideias de políticas públicas sociais, com o intuito de diminuir os pequenos delitos e, consequentemente, os crimes altamente violentos.
Atualmente a equipe que compõem o Gabinete está visitando os 19 municípios que serão atendidos pelo Gabinete de Gestão de Segurança Pública, conversando com o executivo, legislativo e o judiciário, mostrando à linha de trabalho e o combate a violência e conforme declaração do Governador Marconi Perillo, não descarta o apoio da Força Nacional no combate a violência.
TOLERÂNCIA ZERO deveria definir este quadro! mudanças nas estratégias operacionais, valorização dos VERDADEIROS PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA, penas mais duras para menores infratores de grande potencial ofensivo e crimes bárbaros, e posicionamento mais rígido das forças policiais do local. Pulso firme nas decisões, bom senso na execução eis ferramentas poderosas que POLÍTICA ALGUMA poderá impedir. VONTADE É O QUE FALTA PARA RESOLVER QUESTÕES DESSA NATUREZA.Basta querer.
ResponderExcluirAinda pouco estive conversando com um morador do bairro Royal Park. Declarações do morador: "O que adianta se fazer megas operações como a do final de semana, e na seguinte semana, os delinquentes e melitantes serem soltos pelo poder público, alegando ser o embasado no DIREITO e tal e tal? A polícia vai lá e faz o seu papel, o poder público vai lá e solta". NÃO É MEIO CONTRADITÓRIO? De novo vou afirmar, TOLERÂNCIA ZERO. Não tem lugar para deixar preso? que se crie pesadas penas alternativas então. Não há recursos financeiros para tal? QUE OS RESPONSÁVEIS SE REBOLEM ENtão, o que não podemos é permitir que BANDIDOS façam da cidade a casa da mãe joana, e sendo acobertados pela omissão municipal e estadual. TEMOS PODER E FORÇA PRA ISSO, basta querer fazer. RJ é um grande exemplo. O dia que ocorrer uma operação avalanche organizada e sincronizada com quem de fato tem compromisso em se fazer o certo, surpresas escondidas por trás das cortinas serão reveladas a muitos. Falei.
ResponderExcluir