Random Posts

Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Blog Archive

Find Us On Facebook

Slider

Business

Flickr

Social Share

Recent Posts

Recent comments

Recent Comments

Most Popular

Páginas

Technology

Random Posts

Facebook


Seja bem-vindo. Hoje é

Most Popular

domingo, 24 de abril de 2011

Peti a alternativa contra o trabalho infantil

O prefeito Geraldo Messias é um amante do Peti, com as meninas da Banda.
*Thiago Baracho

Fotos: Beto Castanheiro

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) é uma iniciativa do Governo Federal, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social vem sendo aplicado com êxito no município de Águas Lindas de Goiás. A diretora do Peti de Águas Lindas, Gardênia Lídia, é pedagoga e psicopedagoga e está no cargo há um ano e meio. Durante todo esse tempo ela tem administrado o programa com muita disposição e competência.

Hoje, quarta-feira (20/04), as crianças cadastradas do Peti comemoraram a Páscoa com muita diversão, prática de esportes e apresentações culturais. A secretária de Ação Social e Cidadania, Lúzia de Fátima, também esteve no evento e presenteou as crianças com os ovos de páscoa. O programa visa dar alternativas para as crianças no turno em que não estão na escola, onde elas possam receber acompanhamento na prática de esportes como: Capoeira, judô, jiu-jitsu, futebol e futsal. Além das atividades culturais como: dança música, artesanato, e teatro.

O judô e o Karatê oferecido uma consciencia nova para os adolescentes.
Na celebração da Páscoa os meninos e meninas do Peti tiveram todas essas atividades, citadas acima, na chácara do prefeito Geraldo Messias. A capoeira com o Professor Vadson, mais conhecido pelo apelido de Mestre Catatau reuniu uma grande roda, animada e com a participação de todos.  A frente da banda do Peti está o maestro Mardoque Ferreira da Silva, que comanda seus pupilos com a batuta firme para que ninguém desafinasse na execução da valsa composta por eles que leva o nome da primeira dama Lúzia de Fátima.

O Hip e Hop e a dança de ruas é uma prática diária.
Durante toda a manhã foi assim, apresentações de dança e leituras. Chamou a atenção também o tatame estendido para a prática de Judô, Karatê e jiu-jitsu. O artesanato com a professora Cida ajuda a deixar a criançada tranquila e despertam nelas vocações que muitas vezes não são exploradas. Juntando os dois turnos diários de funcionamento do programa em Águas Lindas de Goiás são pelo menos mil crianças bolsistas. Os beneficiados devem estão na faixa etária de 7 a 15 anos, e devem estar matriculadas e com a frequência escolar maior que 85% para poderem participar no programa.
A capoeira é uma modalidade de esporte muito aceita entre os jovens.
Saiba Mais

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social ao ingressar no Peti, a família tem acesso à transferência de renda do Bolsa Família, quando atender aos critérios de elegibilidade, devido ao processo de integração dos programas. Para demais famílias também é garantida a transferência de renda através do Peti. Assim, a articulação dos dois programas fortalece o apoio às famílias, visto que pobreza e trabalho infantil estão amplamente relacionados nas regiões de maior vulnerabilidade.

A diretora do programa ressaltou a importância do PETI para o município “Estamos aqui para dar além de carinho, alta estima e valores, a oportunidade de ressocializar crianças que sofrem maus tratos e são forçadas a fazer trabalhos de adultos, quando deveriam estar brincando, desenvolvendo seu intelecto ou praticando esportes”, concluiu Gardênia Lídia.

0 on: " Peti a alternativa contra o trabalho infantil "