Random Posts

Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Find Us On Facebook

Slider

Business

Flickr

Social Share

Recent Posts

Recent comments

Recent Comments

Most Popular

Páginas

Technology

Random Posts

Facebook


Seja bem-vindo. Hoje é

Most Popular

segunda-feira, 4 de junho de 2012

STF monta blindagem para evitar atrasos do mensalão


O pre­si­dente da Corte, Carlos Ayres Britto teme manobras para embaraçar o processo.
 O sur­gi­mento do ex-pre­si­dente Luiz Inácio Lula da Silva no radar do jul­ga­mento do men­salão alertou para um mo­vi­mento sub­ter­râneo de­tec­tado pelo Su­premo Tri­bunal Fe­deral (STF): ma­no­bras pro­je­tadas para em­ba­raçar o pro­cesso e jogar a sen­tença final para de­pois das elei­ções. Di­ante disso, o pre­si­dente da Corte, Carlos Ayres Britto, pre­para em con­junto com os co­legas al­guns an­tí­dotos para anular es­tra­té­gias que podem ser usadas pelos ad­vo­gados dos réus do men­salão para re­tardar o jul­ga­mento do pro­cesso. Com 38 réus a serem jul­gados e nú­mero ainda maior de ad­vo­gados en­vol­vidos com o caso, os mi­nis­tros sabem que todos os sub­ter­fú­gios le­gais e chi­canas po­derão ser usados nas ses­sões de jul­ga­mento. 

Britto pediu à De­fen­soria Pú­blica que pre­pa­rasse de cinco a sete de­fen­sores para que fi­quem de so­bre­a­viso. Eles serão sa­cados para atuar no jul­ga­mento caso algum dos ad­vo­gados peça adi­a­mento da sessão por estar do­ente ou se algum dos réus con­ve­ni­en­te­mente des­ti­tuir seu ad­vo­gado e pedir prazo para con­tratar um novo de­fensor. Pro­blemas como esses po­de­riam pro­vocar o adi­a­mento da sessão por se­manas. Esses de­fen­sores pú­blicos es­tudam o caso desde abril e es­tarão, de acordo com in­te­grantes do tri­bunal, prontos para de­fender os réus de ime­diato, sem per­mitir atrasos no jul­ga­mento do pro­cesso, que deve se alongar por dois meses. 

Os mi­nis­tros an­te­cipam também es­tra­té­gias para ga­rantir a exe­cução das penas da­queles que forem con­de­nados. Ter­mi­nado o jul­ga­mento, o tri­bunal pre­cisa pu­blicar o acórdão - com a ín­tegra do re­la­tório do caso, os votos de cada mi­nistro e os de­bates tra­vados na sessão, e a ementa do jul­ga­mento. Nessa etapa do pro­cesso, o Su­premo cos­tuma perder meses. Cada um dos mi­nis­tros revê seus votos, lê os apartes que fez aos co­legas du­rante a sessão, re­tira partes que con­si­derar im­pró­prias - caso haja, por exemplo, al­guma dis­cussão mais ás­pera em ple­nário - e só então o do­cu­mento é pu­bli­cado. As in­for­ma­ções são do jornal O Es­tado de S. Paulo.

0 on: " STF monta blindagem para evitar atrasos do mensalão "