A mesa de autoridades participantes do evento. (Beto Castanheiro) |
* Fabiana Fernandes
Aconteceu na tarde de quarta-feira (01/06) a 4ª Reunião da Associação de Produtores Orgânicos do Entorno do Distrito Federal no auditório da Secretaria de Ação Social e Cidadania de Águas Lindas de Goiás. O motivo da reunião foi para operacionalizar do projeto de implantação de um pólo de produção orgânica nos municípios de Alexânia, Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Águas Lindas de Goiás.
O objetivo básico deste projeto é desenvolver os seguimentos orgânicos, de forma integrada, da agricultura, da fruticultura, da aquicultura, da apicultura e da pecuária, com a finalidade de prover os mercados do DF e Goiás de produtos orgânicos in-natura e processados.
Durante a tarde aconteceram várias palestras foram ministradas e são elas: “Possibilidades de venda, pelos produtores rurais, de alimentos para a merenda escolar” – ministrada pelo secretário de agricultura Jorge Luiz Montanha; “Como produzir hortaliças e frutas organicamente” – ministrada pelo engenheiro agrônomo Celso Tomita; “Como criar gado de forma orgânica” – ministrada pelo senhor Cesar Luiz de Castro.
O Secretário Montanha fazendo uma explanação da realidade agricola da região. (Beto Castanheiro) |
O secretário de Agricultura, Jorge Luiz Montanha, falou da importância de se cultivar no município. Segundo ele, a atual administração tem buscado ajudar os produtores a vender sua colheita. “É importante que o produtor negocie diretamente com o comprador final, sem a figura do atravessador que encarece o valor final do produto ao consumidor”.
Para Montanha, esse processo facilita que o produto chegue à mesa da população e com menor custo e com maior agilidade. De acordo com o secretário em recente reunião com o prefeito Geraldo Messias, “aqueles produtores que vendem sua produção para a merenda escolar no município receberão o pagamento no ato da venda das mercadorias”, explicou.
Em sua palestra, Montanha afirmou que há várias maneiras para que os produtores vendam a seus produtos. “Criamos uma Feira de Produtos do setor Águas Bonitas para que o produtor pudesse escoar seus produtos de maneira mais rápida para os consumidores. Outra alternativa para a produção local é o Restaurante Popular que também vai absolver a produção da Região. E por último a produção será escoada para o Distrito Federal”.
E meta da atual administração que a produção cresça acada ano. (Beto Castanheiro) |
O gerente da agência do Banco do Brasil no município, Arley Evandro, afirmou que é necessário produzir de olho no meio ambiente, para protegê-lo. “O banco já disponibiliza financiamentos e para que esse financiamento venha acontecer existem alguns critérios para que o produtor possa conseguir”.
0 on: " 4ª Reunião da Associação de Produtores do Entorno acontece em Águas Lindas "