Random Posts

Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Find Us On Facebook

Slider

Business

Flickr

Social Share

Recent Posts

Recent comments

Recent Comments

Most Popular

Páginas

Technology

Random Posts

Facebook


Seja bem-vindo. Hoje é

Most Popular

segunda-feira, 6 de junho de 2011

4ª Reunião da Associação de Produtores do Entorno acontece em Águas Lindas

A mesa de autoridades participantes do evento. (Beto Castanheiro)

* Fabiana Fernandes

Aconteceu na tarde de quarta-feira (01/06) a 4ª Reunião da Associação de Produtores Orgânicos do Entorno do Distrito Federal no auditório da Secretaria de Ação Social e Cidadania de Águas Lindas de Goiás. O motivo da reunião foi para operacionalizar do projeto de implantação de um pólo de produção orgânica nos municípios de Alexânia, Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Águas Lindas de Goiás.

O objetivo básico deste projeto é desenvolver os seguimentos orgânicos, de forma integrada, da agricultura, da fruticultura, da aquicultura, da apicultura e da pecuária, com a finalidade de prover os mercados do DF e Goiás de produtos orgânicos in-natura e processados.

Durante a tarde aconteceram várias palestras foram ministradas e são elas: “Possibilidades de venda, pelos produtores rurais, de alimentos para a merenda escolar” – ministrada pelo secretário de agricultura Jorge Luiz Montanha; “Como produzir hortaliças e frutas organicamente” – ministrada pelo engenheiro agrônomo Celso Tomita; “Como criar gado de forma orgânica” – ministrada pelo senhor Cesar Luiz de Castro.

O Secretário Montanha fazendo uma explanação da realidade agricola da região. (Beto Castanheiro)

O secretário de Agricultura, Jorge Luiz Montanha, falou da importância de se cultivar no município. Segundo ele, a atual administração tem buscado ajudar os produtores a vender sua colheita. “É importante que o produtor negocie diretamente com o comprador final, sem a figura do atravessador que encarece o valor final do produto ao consumidor”.

Para Montanha, esse processo facilita que o produto chegue à mesa da população e com menor custo e com maior agilidade. De acordo com o secretário em recente reunião com o prefeito Geraldo Messias, “aqueles produtores que vendem sua produção para a merenda escolar no município receberão o pagamento no ato da venda das mercadorias”, explicou.

Em sua palestra, Montanha afirmou que há várias maneiras para que os produtores vendam a seus produtos. “Criamos uma Feira de Produtos do setor Águas Bonitas para que o produtor pudesse escoar seus produtos de maneira mais rápida para os consumidores. Outra alternativa para a produção local é o Restaurante Popular que também vai absolver a produção da Região. E por último a produção será escoada para o Distrito Federal”.

E meta da atual administração que a produção cresça acada ano. (Beto Castanheiro)
Montanha afirmou que é da vontade do prefeito Geraldo Messias que a produção do município cresça e que os produtores de Águas Lindas sejam reconhecidos em todo o estado de Goiás. “Geraldo Messias está buscando trazer mais benefícios para os produtores locais, como a legalização das áreas de produção e com o Plano Diretor estas áreas serão regularizadas como Zona Rural de Produção de Águas Lindas de Goiás”, afirmou Montanha.

O gerente da agência do Banco do Brasil no município, Arley Evandro, afirmou que é necessário produzir de olho no meio ambiente, para protegê-lo. “O banco já disponibiliza financiamentos e para que esse financiamento venha acontecer existem alguns critérios para que o produtor possa conseguir”.

0 on: " 4ª Reunião da Associação de Produtores do Entorno acontece em Águas Lindas "