Random Posts

Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Blog Archive

Find Us On Facebook

Slider

Business

Flickr

Social Share

Recent Posts

Recent comments

Recent Comments

Most Popular

Páginas

Technology

Random Posts

Facebook


Seja bem-vindo. Hoje é

Most Popular

quinta-feira, 31 de março de 2011

- 2 comentários
Beto Castanheiro é uma pessoa que consegue enxergar através da lente.
Já tem muita gente querendo saber quem é o homem que está marcando presença nos eventos da cidade com uma máquina fotográfica, captando as imagens. Com a sua Canon, uma câmara que mais parece uma filha do que um instrumento de trabalho. Ele é o Beto Castanheiro, fotografo por vocação, formação e fez deste segmento seu meio de vida. Ele consegue enxergar através da lente algo inusitado que somente os poetas são dotados desta sensibilidade, enxergar a essência da vida através das pétalas de rosas.

Beto é uma pessoa que saber amar o seu semelhante, um solitário nas horas vagas, pois seu tempo está sempre ocupado pelo trabalho e pelos amigos. Um catedrático da culinária, esta sempre testando uma receita ou apreciando uma boa comida como um notívago degustando a noite nos braços da sua amada. Ele sabe viver o prazer causado pelo sabor.

Beto consegue sair do real para lúdico para conseguir uma boa imagem das suas fotos, como amante de um bom prato sabe apreciar um bom vinho, conhece o segredo da fermentação da cevada, e aprecia um bom malte. Beto Castanheiro traz na sua essência a descendência de duas raças espanhola e portuguesa à ousadia e determinação para descobrir sempre um novo caminho da vida.

Beto consegue levar sua vida de amante da noite, como um maestro regendo sua sinfônica, ele tem a semelhança do poeta e músico Cartola, um verdadeiro apaixonado, que Deus permitiu que ele fosse dotado deste talento, saber amar o semelhante! Leia os versos que Cartola dedicou a mulher, mostrando o seu eterno amor...

 
As Rosas Não Falam

Cartola

Bate outra vez

Com esperanças o meu coração

Pois já vai terminando o verão enfim

Volto ao jardim

Com a certeza que devo chorar

Pois bem sei que não queres voltar para mim

Queixo-me às rosas, mas que bobagem

As rosas não falam

Simplesmente as rosas exalam

O perfume que roubam de ti, ai...

Devias vir

Para ver os meus olhos tristonhos

E, quem sabe, sonhar os meus sonhos, por fim...

Geraldo Messias recebe professores

- Nenhum comentário

 Na próxima segunda-feira (04/04) o prefeito e sua equipe reune com o sindicato. (foto Beto Castanheiro)
*Fabiana Fernandes

Na manhã de quarta-feira (30/03), o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Geraldo Messias, recebeu na Prefeitura uma equipe de professores que reivindicavam aumento salarial. Geraldo Messias se colocou a disposição para negociar com os professores e afirmou que sua equipe já está cuidando da negociação junto com o Sindicato.
 
Estavam presentes na reunião vários professores do município e a presidente do Sindicato dos Professores de Águas Lindas de Goiás, Eliene. Todos expuseram suas reivindicações e o prefeito prometeu estudar todas as propostas juntamente com a sua equipe. O prefeito disse ainda que quer chegar a um acordo que seja bom para o município e para os servidores. Ele garantiu que este ano terá concurso público para o quadro de professores do município.

Segundo ele, valorizar os professores é cuidar da educação de nossas crianças. “Estamos lutando para que Águas Lindas tenha uma educação de qualidade, e isso começa cuidando daqueles que educam nossos filhos”. Nesta reunião nada foi definido, porém na próxima segunda-feira (04/04) o prefeito e sua equipe voltam a se reunir com os professores para mais uma negociação.

quarta-feira, 30 de março de 2011

TJ-RJ mantém decisão que condena música de Tiririca por racismo

- Nenhum comentário
O deputado Tiririca é a nova estrela do PR ao lado do deputado sandro Mabel.
A 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio manteve nesta terça-feira (29) decisão que condena a gravadora Sony Music por causa da música "Veja os cabelos dela", composta pelo agora deputado Tiririca (PR-SP). Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, durante a primeira sessão da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados A decisão confirma sentença de 2004 que estipulava indenização de R$ 300 mil. A Câmara também determinou ontem a correção monetária retroativa desde 1997, quando o processo foi ajuizado.

A indenização, que deve ser destinada ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos, foi calculada a partir lucros obtidos com as vendas do disco na época. A ação foi movida pelas ONGs Centro de Articulação das Populações Marginalizadas, Instituto das Pesquisas das Culturas Negras, Grupo de União e Consciência Negra e Instituto Palmares. Segundos as entidades, a música gravada por Tiririca é racista. "Essa nega fede, fede de lascar/ Bicha fedorenta, fede mais que gambá", diz um dos trechos da canção.

"Embora a expressão 'nega' possa realmente ser utilizada popularmente dentro de um contexto afetivo, sem qualquer conotação racial, no presente texto, a combinação de tal expressão com a alusão a cabelos característicos da raça negra, que são pejorativamente comparados a 'bombril de ariar panela', seguidos de referências ao 'fedor da nega', comparado a um gambá, caracteriza a ofensa indiscriminada às mulheres da etnia negra", afirma o desembargador Mario Robert Mannheimer, relator do caso, na decisão de 2004.

A gravadora diz que vai recorrer da decisão e lembra que já depositou parte do dinheiro em juízo. Tiririca não tem mais contrato com a Sony Music. O deputado também não foi colocado pelas entidades como parte do processo. Lançado em 1996, o disco de Tiririca vendeu cerca de 250 mil cópias antes de ter 80 mil unidades recolhidas.

Rodoshopping é a ordem do dia

- Um comentário
Um quarteto perfeito Giovanni Machado, Caetano da Taguatur, Reginaldo e Rogemberg. (Foto Beto Castanheiro)
O vereador Rogemberg, também conhecido de “Menino Prodígio”, esta defendendo uma bandeira que vai mudar o rumo do transporte coletivo em Águas Lindas, inclusive no preço da passagem. Com a construção do Shopping Terral, o vereador apresenta como sugestão construir um Rodoshopping tendo como exemplo o Shopping Araguaia em Goiânia que tem apresentado um resultado positivo para cidade.

O vereador já conversou com o prefeito e os empresários ambos gostaram da idéia, o trabalho dos ônibus vai movimentar mais 50 mil pessoas por dia. Falta conversar com os empresários da Taguatur e do Santo Antonio, a idéia é usar uma passagem integrada, os ônibus deixa no terminal e os microônibus levam até os bairros da cidade.

Tudo indica que o projeto vai dar certo, segundo o vereador um usuário sai do “Plano Piloto, desce no Tatico depois caminha até Mansões Imperatriz, com novo sistema o microônibus leva o passageiro no seu setor, com a passagem integrada acaba esse problema atual.

terça-feira, 29 de março de 2011

Corpo de Alencar será velado no Salão Nobre do Planalto

- Nenhum comentário
O Palácio do Planalto preparou uma homenagem ao ex-vice-presidente José Alencar.
O cerimonial do Palácio do Planalto preparou uma homenagem ao ex-vice-presidente José Alencar semelhante à prestada a outro político mineiro, Tancredo Neves, morto em 1985. O corpo será transportado em carro aberto pelas principais avenidas de Brasília e será velado no Salão Nobre, espaço onde a dupla Lula-Alencar realizou os principais eventos públicos em oito anos de mandato.

Amanhã, por volta de 7 horas da manhã, o corpo de Alencar será transportado num avião da Força Aérea Brasileira (FAB) de São Paulo para Brasília. A aterrissagem na Base Aérea da capital está prevista para ocorrer às 9h25, onde o caixão passará por uma solenidade com honras militares, que contará com a presença do presidente em exercício Michel Temer e os presidentes do Senado, José Sarney, da Câmara, Marcos Maia, e do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso.

Da Base Aérea, o corpo de Alencar será transportado em um carro aberto do Corpo de Bombeiros até o Planalto, passando pelo Eixão Sul e pelo Eixo Monumental, principais vias da capital. Homens do Batalhão Presidencial subirão com o corpo de Alencar a rampa do palácio. O velório ocorrerá no Salão Nobre, mesmo local onde Tancredo foi velado.

A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em viagem a Portugal, só devem chegar a Brasília no início da noite. Mas, a partir de 10h30, o palácio estará aberto a visitação pública.

O corpo de Alencar ficará exposto no Planalto até a manhã de quinta-feira, quando será levado para Belo Horizonte. Funcionários antigos do palácio lembraram que outros homens que passaram pela Presidência, na titularidade e na interinidade, não tiveram a mesma homenagem, na lista estão duas figuras mineiras que eram consideradas referências pelo próprio Alencar.

O presidente Juscelino Kubitschek (1956-1960), morto num acidente de automóvel em 1976, em pleno regime militar, foi carregado na Esplanada dos Ministérios por milhares de pessoas, mas não recebeu homenagem no Palácio que construiu. O ex-vice-presidente Aureliano Chaves (1979-1985), morto em 1983, também não recebeu homenagem do Planalto.

Geraldo Messias legaliza mais 600 lotes

- Nenhum comentário
A mesa de autoridades que entregaram documentos de ligalização. (Foto Catireiro)
*Ricardo Toledo

O salão de eventos da Secretaria da Ação Social e Cidadania foi palco, na tarde deste sábado (26/03), da solenidade de entrega documentação que dá direito aos moradores do setor Pôr do Sol, Setor 03, Setor de Oficinas (APOAL) e Vila Esperança a escriturarem seus terrenos.

A medida faz parte do programa “Morar Legal”, implantado pela Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás por determinação do Prefeito Geraldo Messias. Quando assumiu a administração, Geraldo foi informado que cerca de 30 mil terrenos do município eram irregulares e não permitiam que os atuais donos pudessem escriturar seus imóveis.

Participaram da solenidade de entrega da documentação os vereadores Rogemberg Barbosa e Givanete Santana, os secretários Municipais, Jorge Montanha (Agricultura), Sandra Sabóia (Trabalho), Edson Xavier (Indústria e Comercio), Gilvando Galdino (Administração), Lucio Mauro (Meio Ambiente), Válber Tavares (Saúde), Helder Morato (Habitação) e o vice-prefeito Antônio Sabóia.

Falando em nome do Poder Legislativo, o vereador Rogemberg Barbosa citou que é fundador juntamente com outras personalidades presentes da APOAL, mas infelizmente o projeto sofreu muita especulação, esta medida do Prefeito Geraldo Messias dá fim a este processo.

O atual secretário de Habitação do Município, Helder Morato falou em nome de todos os secretários presentes. Ele destacou a importância desta ação, que leva dignidade e cidadania para os moradores, fato que eles agora sim, podem dizer que tem um endereço legal e agradeceu ao Prefeito pela coragem em tocar este projeto.

O Diretor de Fiscalização de Obras e Posturas do Município, Bonifácio Melo, coordenador do programa disse que se sente honrado de ter recebido a incumbência do prefeito para legalizar a propriedade de milhares de famílias. “Não é uma tarefa fácil, mas graças a Deus, e a equipe que me acompanha, estamos dando conta do recado, e isto não seria possível sem o apoio do prefeito e dos moradores que estão colaborando para que este processo se concretize”, disse o coordenador.

O Prefeito demonstrou muita alegria em participar deste momento histórico para muitas famílias, que por anos aguardavam a legalização de seus imóveis. Em seu discurso o prefeito demonstrou certa indignação com as administrações anteriores que não realizaram este processo de legalização por mera vingança eleitoral, pois aqueles que não tinham votado no governo, eram preteridos da chance de ter a sua situação regularizada.

Ele disse que é obrigação do Prefeito governar para todos independente do voto. “Depois de assumir, deve-se administrar para todos, com a certeza de estar levando cidadania e dignidade a cada cidadão de Águas Lindas de Goiás”, enfatizou o prefeito.

Além dos setores citados acima, o Projeto Morar Legal também está realizando o processo de legalização dos setores Cidade do Entorno e Jardim Alterosa. Até o momento já foram beneficiados com o programa cerca 4 mil lotes. A legalização se faz necessário alem de levar dignidade a esta população, também tem como objetivo viabilizar projetos financiados pela caixa Econômica Federal, que contempla imóveis escriturados, dentro das normas que regem a entidade.

sábado, 26 de março de 2011

Águas Lindas orienta população sobre tuberculose

- Nenhum comentário

Valber Tavares, toda a cobertura necessária à assistência no combate a tuberculose seja efetivamente executada.(Foto Alberto Sobrinho) 
*Alberto Sobrinho
Por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose (24 de março) a prefeitura de Águas Lindas de Goiás através da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, promoveu palestras educativas, distribuição de folders e lanches para os participantes, em todos os PSFs do município.

Além dos temas sobre a prevenção e tratamento da doença, foi focado também a busca de sintomáticas respiratórias, como tosse prolongada por três semanas ou mais, perda de peso, falta de apetite e outras. As palestras foram proferidas por profissionais da saúde, entre estes: médicos e enfermeiros.

Segundo o secretário de saúde Válber Tavares, a determinação do prefeito Geraldo Messias é de que toda a cobertura necessária à assistência no combate a tuberculose seja efetivamente executada. “Estamos nos empenhando o máximo possível para que nenhuma pessoa venha a ser acometida pela doença, bem como identificar e tratar aqueles que possam estar com o bacilo”, frisa o secretário.

Para a diretora de Vigilância Epidemiológica, Nayana Ferreira “os trabalhos de combate à doença são feitos continuamente com profissionais orientando os moradores sobre as formas de contágio, tratamentos, sobre sintomas, prevenção, diagnóstico da doença e outras ações para reduzir o índice de infecção da tuberculose”, destaca.

TURBERCULOSE

De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), dois bilhões de pessoas estão infectadas pela bactéria causadora da patologia. Entre elas, 8 milhões desenvolverão a doença e 2 milhões morrerão a cada ano. As estatísticas no Brasil também não são animadoras, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 15º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. No país, são notificados anualmente 85 mil casos novos. Além disso, são registrados cerca de 6 mil mortes por ano em decorrência da doença.

O Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) é uma das medidas do governo para prevenir e combater a tuberculose. Ele garante a distribuição gratuita de medicamentos e outros insumos necessários até ações preventivas e de controle do agravo.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Águas Lindas de Goiás receberá corpo de bombeiros

- Nenhum comentário
O prefeito Geraldo Messias em uma reunião para definir sobre a implatançao do Corpo de Bombeiros em Aguas Lindas. (Foto Beto Castanheiro)
*Fabiana Fernandes


Está sendo implantada no município de Águas Lindas de Goiás uma Unidade Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. A Corporação, que já vem atuando na cidade através de inspeções de proteção contra incêndio e pânico, terá uma sede própria e atuará plenamente no município assim que concluídas as obras do Quartel, previstas para o segundo semestre deste ano.

O Quartel do Corpo de Bombeiros Militar será construído no Setor Mansões Village, através de uma parceria entre o Estado de Goiás e a Prefeitura Municipal, que arcará com os custos da obra, através da iniciativa de membros dos poderes Executivo e Legislativo Municipal, além da participação de vários setores da comunidade Águaslindense.

Assim que inaugurado, o 4º Pelotão Bombeiro Militar (4º PBM) contará com um efetivo de bombeiros militares e viaturas operacionais que atenderão às ocorrências de resgate pré-hospitalar, salvamento de pessoas e bens, prevenção e combate a incêndio e ações de defesa civil.

Para implantação do 4º PBM, foi designado pelo Comando Geral o 1º Tenente Diego, que ficará responsável pela nova unidade. Como já atua no município através de ações preventivas, o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Águas Lindas de Goiás deixa algumas orientações à população:

• Cuidado com falsários! Só existe um Corpo de Bombeiros Militar no Estado de Goiás, que por enquanto somente realiza inspeções em estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços, através de requerimento do interessado ou mediante notificação. Por enquanto não há atuação operacional no município;

• Não existe Corpo de Bombeiros Civil ou Voluntário. Sempre que alguém se apresentar como bombeiro militar, verifique se o mesmo encontra-se fardado e solicite que seja apresentada a carteira de identidade funcional, pois há pessoas que se passam falsamente por bombeiros, tentando enganar a população;

• O Corpo de Bombeiros Militar não aplica multas sem o devido processo administrativo e nem tão pouco oferece produtos ou serviços, como venda ou recarga de extintores. Os extintores de incêndio devem ser adquiridos ou recarregados somente em estabelecimentos credenciados pelo Corpo de Bombeiros Militar;

• Não são permitidas as vendas de gás liquefeito de petróleo (GLP) em locais não credenciados. Os revendedores de GLP devem procurar imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar para regularizar sua situação;

• Não faça doações ou pague por qualquer serviço, a não ser que seja solicitado por bombeiros militares devidamente fardados e identificados. Em caso de dúvidas, procure a Seção de Proteção Contra Incêndio e Pânico do 4º PBM, que está instalada no Anexo I da Prefeitura Municipal ou entre em contato através do e-mail 4pbm@bombeiros.go.gov.br.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Lei da Ficha Limpa começa a valer a partir de 2012

- Nenhum comentário
                       Novo ministro do STF, Luiz Fux desempatou a decisão. Candidatos barrados poderão tomar posse.


*Agencia Estado

Em julgamento realizado nesta quarta-feira, 23, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Lei da Ficha Limpa entra em vigor a partir das eleições de 2012. Foram 6 votos contra 5. O ministro Luiz Fux, recém-chegado à Corte, se posicionou contrário à aplicação imediata da lei e desempatou a votação.

Como a medida foi aprovada em ano eleitoral, era tendência que a Corte não votasse pela aplicação imediata, ou seja, já nas eleições de 2010. Com a decisão, candidatos barrados pela lei poderão tomar posse, o que pode mudar a configuração dos legislativos federal e estatuais.

Dentre os beneficiados estão Jader Barbalho (PMDB-PA), barrado por ter renunciado ao mandato em 2001 para fugir do processo de cassação; o ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), cassado por abuso do poder econômico, e João Capiberibe (PSB-AP), que teve o mandato de senador cassado em 2004 por compra de votos. Todos tiveram votos suficientes para se elegerem para o Senado, mas acabaram impedidos de tomar posse pela Justiça Eleitoral.

A votação começou às 14h35 e terminou às 20h30. Nenhum dos ministros alterou voto. A principal discussão entre os magistrados era se a lei poderia ser aplicada sem que tivesse um ano de existência, o que iria de encontro ao princípio da anterioridade da lei eleitoral, previsto no artigo 16 da Constituição Federal.

Na leitura do voto final, que desempatou a decisão, o presidente do STF, Cezar Peluso, afirmou que a Corte não pode atender aos anseios da população sem considerar os princípios da Constituição.

Veja quem votou a favor e contra à aplicação imediata da lei: Contra: ministros Dias Toffoli; Luiz Fux; Gilmar Mendes; Marco Aurélio; Celso de Mello e Cezar Peluso. A favor: ministros Ayres Britto; Joaquim Barbosa; Ricardo Lewandowski; Cármen Lúcia e Ellen Gracie



Marina Sant'Anna será coordenadora de cultura em Frente Parlamentar

- Nenhum comentário
A deputada federal Marina Sant'Anna será a coordenadora de Goiás da Frente Parlamentar Mista de Defesa da Cultura.
A deputada federal Marina Sant'Anna será a coordenadora de Goiás da Frente Parlamentar Mista de Defesa da Cultura. A posse foi efetivada em cerimônia ocorrida no final da tarde de ontem. No novo posto, a parlamentar será o elo entre os governos federal e estadual nos assuntos que se referirem ao tema.

"É um posto muito importante. As coordenadorias da Frente são ocupadas por um parlamentar de cada Estado brasileiro. O segmento da cultura dialoga com todos os setores da sociedade", afirmou a deputada.

Antes de ocupar a coordenadoria, Marina já havia participado de uma audiência na última segunda-feira (21) com a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel), em Brasília. 

O governo federal firmou o compromisso de reforçar a atuação em Goiás. Também foram acertados com os dirigentes do MinC os detalhes técnicos para a adesão do Estado ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). A deputada também irá participar dos trabalhos da Frente Parlamentar do Direito Quilombola da Câmara.

terça-feira, 22 de março de 2011

O prefeito Gilberto Kassab chega sábado

- Nenhum comentário
Gilberto Kassab, chega a Goiânia no próximo sábado para lançar PSD-Partido Social Democrático em Goiás. (Foto Tiago Fenolio)
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, desembarca em Goiânia no próximo sábado para o lançamento do novíssimo PSD (Partido Social Democrático) em Goiás. Kassab será recepcionado pelo primeiro deputado federal goiano a fechar questão com o novo partido: Armando Vergílio, eleito no ano passado pelo PMN com 103 mil votos. O prefeito participa do ato de fundação do PSD no auditório Costa Lima, da Assembleia Legislativa. Em Goiânia, ele vai dizer que a consolidação da legenda passa pelo lançamento de candidato próprio a prefeito nas principais capitais do Brasil, entre elas a capital goiana. O próprio Armando é pré-candidato à prefeitura de Goiânia.

O PSD nasce com uma força que não poderá ser menosprezada na disputa do ano que vem. Estima-se que cerca de 35 deputados federais do País inteiro se filiarão ao partido, dos quais pelo menos três em Goiás. Além de Armando, estudam migrar para a nova legenda o deputado licenciado e secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Vilmar Rocha, hoje no DEM, o também deputado licenciado Thiago Peixoto (PMDB), atual secretário estadual de Educação, e os parlamentares Heuler Cruvinel (DEM), Leandro Vilela (PMDB) e Sandes Júnior (PP), convidado ontem.

O partido também deve nascer com um governador (Omar Aziz, do PMN de Amazonas) e pelo menos dois senadores. Caso consiga montar uma bancada forte, o PSD surgirá como uma das legendas que possuem o mais representativo tempo de participação no horário eleitoral gratuito de rádio e televisão - aspecto que costuma ser determinante nas articulações entre partidos com vistas às eleições para prefeito e governador.

Em Goiás, a tendência é que Armando assuma a presidência do PSD, mas existe a possibilidade de ele abrir mão do comando da legenda para atrair um número maior de deputados federais para o partido. O partido de Kassab tem despertado tanto interesse porque representa uma ótima oportunidade para parlamentares que estão insatisfeitos com os seus próprios partidos e não podem mudar de sigla, sob risco de perder o mandato por conta da lei de infidelidade partidária.

A lei permite que deputados deixem a legenda pela qual se elegeram apenas se for para se filiar em uma sigla recém-fundada. Trata-se de uma boa oportunidade, por exemplo, para Vilmar e Heuler deixarem para trás o DEM e as divergências notórias com o presidente do Democrata em Goiás, deputado Ronaldo Caiado. Ou para Thiago e Leandro, que discordam da maneira como a cúpula do PMDB conduz o partido. No caso específico de Armando, consiste em uma chance de construir a sua pré-candidatura a prefeito de forma mais consistente, já que o PSD nascerá muito maior que o seu atual PMN.

FUNDAÇÃO

A partir de sábado, Armando inicia a coleta das assinaturas necessárias para se criar o novo partido. A lei diz que é necessário um número de assinaturas correspondente a 0,5% dos votos computados para deputado federal na última eleição. Isso representa 490.304 assinaturas. Esses eleitores que subscrevem a criação da nova legenda devem estar distribuídos em pelo menos nove unidades da federal. Além disso, é necessário que o número de apoios seja sempre igual ou maior a 0,1% dos votos computados para deputado federal dentro deste Estado.  Em Goiás, foram registrados 2.897.710 votos para deputado. Isso quer dizer Armando precisa colher 2.898 assinaturas para fazer a sua parte e ajudar Kassab a fundar o novo partido.

Convidado, Sandes Júnior dará resposta até sexta-feira

O mais novo alvo de aliados do prefeito Gilberto Kassab em Goiás é o deputado federal Sandes Júnior (PP), que ontem foi convidado a se filiar ao PSD. O convite foi feito pelo também deputado federal Armando Vergílio, principal articulador da legenda em Goiás.

Há duas semanas, Sandes deixou transparecer a sua insatisfação com a forma como o diretório nacional redesenhou o comando do seu partido, o PP, em Goiás. Sandes cobiçava a presidência, que acabou ficando com o deputado federal Roberto Balestra. Apesar de dizer de as desavenças com os colegas de legenda já estão superadas, Sandes se disse animado com o convite e pediu prazo até sexta-feira para analisar o convite. Em tempo: Kassab visita Goiânia no dia seguinte ao vencimento do prazo que ele pediu.




segunda-feira, 21 de março de 2011

Gestantes recebem atenção especial

- Nenhum comentário
A veredora Natália participou da palestra para as gestantes. (Foto Beto Castanheiro)
*Fabiana Fernandes


Na manhã do dia (18/03), o Posto de Saúde da Família (PSF) da Cidade do Entorno, ofereceu um café da manhã em comemoração ao Dia da Gestante. Cerca de 50 grávidas estiveram presentes no evento que contou com a participação do Secretário de Saúde, Válber Tavares, da vereadora Maria Natália que é madrinha do PSF do bairro, da enfermeira responsável Daiane Boitrago, além da equipe do posto.

A vereadora afirmou que hoje é um dia muito importante para todas as futuras mamães. “É necessário que cada gestante se preocupe com a sua saúde e de seu bebê. E aqui no Posto, todos estão prontos para atender a sua família”. A enfermeira Daiane ofereceu uma palestra as gestantes destacando a importância do pré-natal. Ela esclareceu as dúvidas das mamães, explicando as mudanças que acontecem no corpo das gestantes. “É importante que todas se preocupem em ter uma alimentação saudável”, concluiu.

O Secretário de Saúde, Válber Tavares, disse que esse programa com as gestantes faz parte do Programa de Saúde da Família, que dá suporte e orientação a população. “Nós trabalhamos com a saúde preventiva, por isso cuidamos das grávidas desde o início de suas gestações”. “Eventos como esse devem acontecem sempre, pois é assim que a equipe de Saúde se aproxima da comunidade. Cuidando da população nos PSFs, também desafogamos o Hospital Municipal Bom Jesus”, destacou o secretário.

Segundo o secretário existe uma determinação do prefeito Geraldo Messias para que todo cidadão possa ter acesso a uma saúde de qualidade. Ao final do evento vários kits contendo fraldas, roupinhas e banheiras foram sorteados entre as futuras mamães. No PSF da Cidade do Entorno vários programas são oferecidos à comunidade como o atendimento odontológico, clínico geral, farmácia e vacinação.






Educação como prioridade

- Nenhum comentário
A professora Maria da Guia está trabalhando para oferecer o melhor para comunidade. (Foto Beto Castanheiro)
*Fabiana Fernandes

A secretária de educação Maria da Guia, informa que atualmente tem 41 estabelecimentos de Educação e 11 anexos, 01 creche municipal e mais 08 creches conveniadas. O município conta com 976 professores que atendem a 20.088 alunos. Diversos programas são oferecidos pela Secretaria de Educação como a Educação Integral, onde o aluno permanece na escola sete horas por dia, com direito a três refeições diárias.

A Educação Integral se estende a 20 escolas municipais e oferece reforço escolar, oficinas diversas, esportes, lazer e cultura. Os alunos também participam de passeios educativos. O prefeito Geraldo Messias possui inúmeros projetos na área da educação, tendo como premissa manter o jovem ocupado, deixando-o longe da rua e principalmente da criminalidade.

O município ainda conta com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e com a Escola Ativa que atende aos alunos das escolas rurais com turmas multisseriadas. O Encceja atende à comunidade buscando a certificação da sua escolaridade. O município também tem a Correção de Fluxo, conhecida como “Se Liga/Acelera Brasil”, que satisfaz aos alunos de 09 a 14 anos de idade que tem defasagem escolar de idade e série.

Mais um projeto que tem dado muito certo na cidade é a Escola Aberta que funciona em 15 escolas municipais. As escolas são abertas aos fins de semana onde são oferecidos cursos e oficinas para a comunidade. Os cursos oferecidos qualificam a comunidade para mercado de trabalho, com cursos de: cabeleireiro, pintura em tecido, corte costura, bordado bijuteria, customização em sandálias, além de promover atividades interativas como capoeira, futebol, dança, entre outros.

O Projeto Cultura e Paz de Águas Lindas de Goiás, oferece oficina de música (voz e violão) e palestras educativas sobre Saúde Preventiva, Ética, Valores, Direitos Humanos e Cidadania. A Secretaria de Educação também informa que serão construídas 12 quadras poliesportivas, 02 novas creches e mais 32 laboratórios de informática serão implantados nas escolas em breve.





Duas mulheres contra Geraldo Messias

- Nenhum comentário
O Jornal Opção traz na sua edição "1863 de 20 a26 de março de 2011 na coluna da jornalista Andréia Bahia – Brasília &Entorno do DF", uma matéria interessante que é uma tese já divulgada pelo repórter Mossoró em seu Blog, duas mulheres enfrentando o atual prefeito Geraldo Messias em 2012, leia a matéria na integra e tire suas conclusões:


O PTB pode indicar a mulher do deputado estadual Hildo do Candango para disputar a Prefeitura de Águas Lindas no ano que vem. Aleandra Henrique de Souza, que ainda nem se filiou a uma legenda, é comerciante e faz faculdade de Direito. A segunda opção da legenda é o próprio deputado, que tem motivos para ser e para não ser candidato a prefeito.

“Posso não ser para não decepcionar os eleitores de fora da cidade que votaram em mim e posso ser para atender a expectativa dos eleitores de Águas Lindas que votaram em mim para me fortalecer na disputa pela prefeitura”, diz. Ambas as possibilidades têm o mesmo sentido, afirma Hildo. “As pessoas nos veem como duas lideranças que representam uma única candidatura.”

Além de Aleandra, o prefeito Geraldo Messias (PP) pode enfrentar a também comerciante Maria Celeste do Nascimento Carvalho, conhecida como Celeste, do PMDB. Ela obteve 3 mil votos na eleição para deputada estadual e saiu fortalecida da eleição, mas não tem aliados. O PMDB deve caminhar sozinho em 2012.

Geraldo Messias, mesmo desgastado, está confiante na reeleição e no apoio do governador Marconi Perillo (PSDB). No âmbito municipal, os tucanos fazem parte da base do prefeito, mas no âmbito estadual o PSDB está com o PTB, afirma Hildo do Candango.

“Nosso partido foi o primeiro apoiar o governador e o fez integralmente”, diz, cobrando a contrapartida do governador em 2012. Geraldo Messias, afirma o deputado, dividiu a prefeitura em três. Uma parte teria apoiado Vanderlan Cardoso (PR), outro Iris Rezende (PMDB) e o prefeito apoiado Marconi Perillo.



domingo, 20 de março de 2011

Geraldo Messias entrega certificados aos professores da rede municipal

- Nenhum comentário
Prefeito Geraldo Messias e a secretaria Maria da Guia entregando o certificado a uma das formandas.(Foto Catireiro)
Aconteceu no salão da Secretaria de Ação Social uma solenidade de entrega de certificados para 93 professores que participaram dos cursos “ler e Gestar”, promovido pela secretaria municipal de educação, com a finalidade de corrigir uma falha existente no calendário da secretaria que deveria acontecer em 2007 com conclusão dos cursos “Gestar e Ler”. Estiveram presentes os secretários do município, Jorge Montanha, Elder Morato, Edson Xavier, Antonio Agostinho e os vereadores Evandro da Educação e Paulo Roberto.

Nos anos 2006 e 2007 as professoras Marisol Lopes e Lucimeire Pires, Eliceia Magalhães e Maria Delaide fizeram os cursos para serem professoras multiplicadoras, depois ministraram para as outras professoras da rede municipal de ensino, formaram novos mestres para os cursos “Ler e Gestar”, num total de 240 horas para o Gestar e 150 horas para o Ler, os cursos tiveram a parceria dos Governos Federal, Estadual e Municipal.

O vereador Evandro da Educação com as professoras Mere, Marisol e Eliceia. (Foto Catireiro)
Com a determinação do prefeito Geraldo Messias a nova secretária Maria da Guia esta reformulando o sistema eliminando as pendências, como os certificados estão sendo emitidos, foi entregue as declarações com a resolução 23/2009 do Conselho Estadual de Educação que legaliza a certificação dos professores. “Todos os professores estão atuando na rede municipal e o índice de aproveitamento dos alunos tem sido constatado no aproveitamento escolar”, citou a professora Marisol Lopes.

No seu pronunciamento o prefeito Geraldo Messias citou que pediu a “nova secretária Maria da Guia que legalizasse todos os projetos da secretaria de educação com a finalidade de melhorar a qualidade de ensino na rede municipal e aproveitou para agradecer de público ao professor Ronaldo Torquato que agora esta como chefe de gabinete adjunto, para termos a professora Maria da Guia no quadro de auxiliares da Prefeitura de Águas Lindas”.
Os componentes da mesa de autoridades presenciando o pronunciamento do prefeito Geraldo Messias. (Foto Catireiro)
Os Cursos

O Gestar gestão em língua portuguesa de 3º ao 5º ano, e o Ler para alfabetização de crianças. As professoras formadoras foram Marisol Lopes, Lucimeire Pires, Elicéia Magalhães e Maria Delaide
Vereador Paulo Roberto entregando o certificado para uma das formandas. (Foto Catireiro)

sábado, 19 de março de 2011

Manifestação contra visita de Obama deixa 1 ferido e 14 detidos no Rio

- Nenhum comentário
Dois manifestantes arremessaram coquetéis molotov na porta do consulado, ferindo um vigilante.
A Polícia deteve nesta sexta-feira 14 pessoas em um protesto contra a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, depois que os manifestantes feriram um vigilante do consulado dos EUA com coquetel molotov. A manifestação, organizada por vários partidos políticos de esquerda, sindicatos e organizações sociais, mobilizou cerca de 100 pessoas no centro do Rio de Janeiro. O ato não tinha permissão das autoridades e transcorreu de forma pacífica durante três horas, até que no final os organizadores decidiram caminhar rumo ao consulado dos EUA. Dois manifestantes arremessaram coquetéis molotov na porta do consulado, ferindo um vigilante, que precisou ser hospitalizado.

A Polícia dispersou a manifestação disparando balas de borracha, sendo que uma acertou um jornalista, e deteve 14 pessoas, segundo o site do jornal "O Globo". Durante o evento, os manifestantes gritaram palavras de ordem contra o "imperialismo" dos Estados Unidos e aos acordos comerciais que devem ser tratados entre Obama e a presidente Dilma Rousseff na reunião que os dois realizarão neste sábado em Brasília. Entre os cartazes os manifestantes se mostraram contra à intervenção militar na Líbia, assim como à presença das tropas brasileiras no Haiti sob o comando da ONU.

Vários dos presentes arremessaram sapatos em uma bandeira americana sobre a qual tinham escrito "Obama go home" e, depois, tentaram queimá-la, mas o vento apagou as chamas. "Queremos impedir que venha o comandante da maior máquina de guerra do mundo. Vem nos vender caças-bombardeiros e roubar nosso petróleo. Não queremos acordos comerciais com Obama", disse a jornalistas um dos organizadores da manifestação, Miguel Malheiros, coordenador da organização sindical Conlutas.

Os manifestantes também comemoraram o fato de a embaixada dos EUA ter decidido mudar o lugar onde Obama vai realizar um discurso dirigido ao povo brasileiro. Inicialmente, o presidente falaria na Cinelândia perante cerca de 30 mil pessoas, mas nesta sexta-feira foi anunciado que o discurso ocorrerá mo Teatro Municipal, que tem capacidade para 2.361 espectadores.

A Embaixada argumentou que a mudança de local aconteceu por "uma série de preocupações sobre a realização do evento ao ar livre", mas os manifestantes acreditam que foram responsáveis pela alteração e garantem que Obama quer evitar protestos. Estavam presentes na manifestação PCdoB, PSTU e vários partidos menores, assim como organizações estudantis. O PT proibiu seus militantes de participar da organização. EFE

quinta-feira, 17 de março de 2011

Obama quer restabelecer imagem dos EUA em viagem pela América Latina

- Nenhum comentário
Obama quer restabelecer imagem dos EUA em viagem pela América Latina


O presidente americano, Barack Obama, dará ênfase ao restabelecimento da imagem "atraente" dos Estados Unidos na América Latina na viagem que fará ao Brasil, Chile e El Salvador a partir do próximo sábado, declarou a Casa Branca nesta quarta-feira. Em entrevista coletiva, o principal assessor para a América Latina da Casa Branca, Dan Restrepo, indicou que a viagem servirá para "ressaltar a importância da região e o restabelecimento da influência e da atração dos EUA nas Américas".

Já o conselheiro-adjunto de Segurança Nacional, Ben Rhodes, declarou que Obama quer demonstrar seu envolvimento com uma região "de um enorme potencial econômico" e que é "um aliado vital" para os EUA. O presidente americano deve partir de Washington na sexta-feira para começar seu programa oficial em Brasília no sábado com uma reunião bilateral com a presidente Dilma Rousseff, com a qual abordará a cooperação em matéria de energia e infraestrutura.

Também serão discutidas no encontro, que deve ser seguido de uma entrevista coletiva, as aspirações do Brasil em conseguir um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. "Abordaremos as vias nas quais o Brasil pode estar melhor representado no cenário mundial", indicou Restrepo.



O presidente americano, Barack Obama fala da viagem que fará ao Brasil, Chile e El Salvador.
A etapa brasileira da viagem terá um forte caráter econômico, ressaltado pela participação de Obama em um fórum com empresários. No domingo, o presidente americano irá ao Rio de Janeiro, onde após visitar o Cristo Redentor fará um discurso ao povo brasileiro na Cinelândia e abordará a relação bilateral, "marcada por valores comuns", como a inclusão social e a democracia, segundo Rhodes.

Segunda-feira, após uma cerimônia de boas-vindas em sua chegada a Santiago, Obama se reunirá com o presidente Sebastián Piñera para discutir a cooperação em segurança nuclear. O governante dos EUA também deve pronunciar um discurso à América Latina durante sua visita ao Chile e depois seguirá para El Salvador, onde se reunirá com o presidente Mauricio Funes para falar de questões de cooperação para o desenvolvimento e segurança. Trata-se da primeira viagem de Obama a países da América do Sul e Central. Há dois anos participou da Cúpula das Américas em Trinidad e Tobago e viajou ao México em duas ocasiões.

O presidente americano, Barack Obama, dará ênfase ao restabelecimento da imagem "atraente" dos Estados Unidos na América Latina na viagem que fará ao Brasil, Chile e El Salvador a partir do próximo sábado, declarou a Casa Branca nesta quarta-feira. Em entrevista coletiva, o principal assessor para a América Latina da Casa Branca, Dan Restrepo, indicou que a viagem servirá para "ressaltar a importância da região e o restabelecimento da influência e da atração dos EUA nas Américas".

Já o conselheiro-adjunto de Segurança Nacional, Ben Rhodes, declarou que Obama quer demonstrar seu envolvimento com uma região "de um enorme potencial econômico" e que é "um aliado vital" para os EUA. O presidente americano deve partir de Washington na sexta-feira para começar seu programa oficial em Brasília no sábado com uma reunião bilateral com a presidente Dilma Rousseff, com a qual abordará a cooperação em matéria de energia e infraestrutura.

Também serão discutidas no encontro, que deve ser seguido de uma entrevista coletiva, as aspirações do Brasil em conseguir um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. "Abordaremos as vias nas quais o Brasil pode estar melhor representado no cenário mundial", indicou Restrepo.

A etapa brasileira da viagem terá um forte caráter econômico, ressaltado pela participação de Obama em um fórum com empresários. No domingo, o presidente americano irá ao Rio de Janeiro, onde após visitar o Cristo Redentor fará um discurso ao povo brasileiro na Cinelândia e abordará a relação bilateral, "marcada por valores comuns", como a inclusão social e a democracia, segundo Rhodes.

Segunda-feira, após uma cerimônia de boas-vindas em sua chegada a Santiago, Obama se reunirá com o presidente Sebastián Piñera para discutir a cooperação em segurança nuclear. O governante dos EUA também deve pronunciar um discurso à América Latina durante sua visita ao Chile e depois seguirá para El Salvador, onde se reunirá com o presidente Mauricio Funes para falar de questões de cooperação para o desenvolvimento e segurança. Trata-se da primeira viagem de Obama a países da América do Sul e Central. Há dois anos participou da Cúpula das Américas em Trinidad e Tobago e viajou ao México em duas ocasiões.



segunda-feira, 14 de março de 2011

Dilma pede que violência contra mulher seja denunciada

- Nenhum comentário
A presidente Dilma Rousseff disse que a violência contra a mulher é "inaceitável".
Agencia Estado
A presidente Dilma Rousseff disse hoje que a violência contra a mulher é 'inaceitável' e que esse assunto é uma das maiores preocupações dela. Dilma fez o comentário após pergunta elaborada pela apresentação do programa semanal de rádio "Café com a Presidenta", que foi ao ar hoje (14/03) e lembrava que pesquisas mostram que, a cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas no Brasil. Dilma exaltou a Lei Maria da Penha e incentivou as denúncias contra esse crime. "Tem de denunciar, sim. Senão, você não consegue acabar com a violência contra a mulher", disse.

Ela afirmou que a lei, de 2006, recebeu reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) como modelo de enfrentamento da violência doméstica e que tem o compromisso de garantir o cumprimento “rigoroso” da legislação. Dilma citou ainda norma do Ministério da Saúde que tornou obrigatória a notificação da agressão contra a mulher em toda a rede pública e privada. “Quem não notificar que recebeu uma mulher agredida, machucada, está sujeito à punição administrativa e corre o risco de ser punido por seu conselho profissional.”

O “Café com a Presidenta” de hoje foi ao ar seis dias depois da comemoração do Dia Internacional da Mulher. A presidente afirmou que “ainda falta muito para as mulheres poderem tudo”. Porém, “se as mulheres não tivessem crescido em seu papel na sociedade brasileira, eu não conseguiria ter sido eleito presidenta. Por isso, eu devo honrar as mulheres do nosso País”.

Dilma anunciou programas do governo voltados à população feminina que serão lançados ainda este mês. Falou da Rede Cegonha, para o atendimento de saúde integral de crianças e mães desde a gravidez, da meta de construir seis mil creches e pré-escolas em todo o País até 2014 e de ações de prevenção e tratamento de câncer de mama e de colo de útero.

Joaquim Barbosa autoriza inquérito contra Jaqueline Roriz no Supremo

- Nenhum comentário
Caberá a Barbosa decidir se o caso da deputada Jaqueline Roriz tramitará em sigilo.
*Márcio Falcão

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa autorizou nesta segunda-feira abertura de inquérito contra a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), filmada recebendo dinheiro de suposta propina do delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa. O ministro acolheu pedido do Ministério Público Federal. Com a abertura do inquérito, o procurador-geral, Roberto Gurgel, começa a investigar a denúncia de que ela teria recebido pelo menos R$ 50 mil do esquema.

Ao concluir o caso, Gurgel decide se oferece ou não denúncia contra a deputada ao Supremo. Relator do caso, o ministro autorizou duas diligências a serem realizadas pela Polícia Federal em até 30 dias: a oitiva de Jaqueline e a perícia com degravação do vídeo no qual ela aparece recebendo dinheiro. "Diante da existência de indícios da prática de crime pela investigada, determino o prosseguimento do inquérito", disse o ministro no despacho.

Jaqueline será investigada por peculato --quando o detentor de cargo público "apropria-se de dinheiro ou desvia, em proveito próprio ou alheio". Caberá a Barbosa decidir se o caso tramitará em sigilo. Em nota divulgada hoje, Jaqueline admitiu que recebeu caixa dois para bancar a campanha eleitoral de 2006, quando foi eleita deputada distrital.

"Durante a campanha eleitoral de 2006, estive algumas vezes no escritório do senhor Durval Barbosa, a pedido dele, para receber recursos financeiros para a campanha distrital, que não foram devidamente contabilizados na prestação de contas da campanha", escreveu a deputada. À época do vídeo, Barbosa era presidente da Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal), nomeado pelo pai de Jaqueline, o ex-governador Joaquim Roriz.

A deputada, contudo, preferiu não comentar o vídeo em que aparece recebendo dinheiro de Barbosa. "Aguardo a resposta do Supremo Tribunal Federal sobre o pedido dos meus advogados para tomar conhecimento completo do teor do vídeo." Jaqueline disse ainda que, por "recomendação médica", estará em licença da Câmara dos Deputados por cinco dias.

DELATOR

Em depoimento ao Ministério Público Federal, Barbosa afirmou que foram feitos mais repasses de dinheiro para a deputada federal além daquele registrado em vídeo. Segundo ele, o dinheiro era uma retribuição pela não participação da deputada na campanha de Maria de Lourdes Abadia (PSDB) ao governo do Distrito Federal em 2006. Jaqueline integrava a coligação de Abadia nas eleições. De acordo com o procurador-geral da Republica, o delator admitiu que os recursos entregues a Jaqueline tivessem origem ilícita.



Magal pode ir para o PDB

- Nenhum comentário

O deputado Evandro Magal foi convidado pelos articuladores doPDB em Goiás.
Depois dos convites a Vilmar Rocha (DEM) Thiago Peixoto (PMDB) Armando Virgilio (PMN) e Heuler Cruvinel (DEM) chegou a vez do deputado estadual Evandro Magal o primeiro político em exercício do mandato a ir para o Partido da Democracia Brasileira (PDB).

A legenda que promete sair do papel com autorização e patrocínio de Gilberto Kassab. Ele foi sondado informalmente pelos articuladores do partido em Goiás. Na assembléia, Evandro que tem adotado postura neutra. “Estou tranquilo, em uma situação de independência, não tive ainda motivos de polêmica”.

A retomada do comando pepista pelo deputado federal Roberto Balestra pode surtir efeitos no paradeiro do político de Caldas Novas. Segundo Magal Balestra é um político experiente, no entanto “lamento não ter sido chamado para participar da legenda”. Além de Magal, outros descontentes estão na mira do partido, Cristóvam Tormim (PTB) e Luis Carlos do Carmo (PMDB).

domingo, 13 de março de 2011

Gari Negro Jobs é enterrado em Goiânia

- Nenhum comentário
O velório aconteceu por volta das 11h40 de ontem (12) no Complexo Vale do Cerrado.
*Adriana Marinelli

O sepultamento de José Batista da Silva, o vereador Gari Negro Jobs, aconteceu por volta das 11h40 de ontem (12) no Complexo Vale do Cerrado, localizado na saída para Trindade. Várias pessoas acompanharam o momento do enterro. A mãe de Negro Jobs, Ana Moreira da Silva, 86, estava em uma cadeira de rodas e chorou durante todo o tempo.

O governador do Estado, Marconi Perillo, prestou sua última homenagem ao vereador e, chorando, lembrou do momento em que conheceu o Gari. Há 30 anos, Jobs trabalhou na casa de uma tia de Marconi como auxiliar de limpeza. Negro Jobs sofreu um infarto fulminante na madrugada de ontem (11) no Hospital do Coração, em Goiânia.

O corpo foi velado na Igreja Divino Pai Eterno, no Setor Finsocial. Jobs nasceu na cidade de Mata Verde, em Minas Gerais. Chegou em Goiânia na década de 1990, quando se transformou em liderança popular. A campanha política do vereador era voltada para o povo e o bom humor sempre foi sua marca registrada.

Em Goiânia, trabalhou como engraxate e lavador de carros. Foi eleito vereador em 2008. Durante a campanha, pedia apoio enquanto desfilava no carro com som, e utilizava músicas de John Lennon, Bob Marley e discursos de Martin Luther King para comunicar suas ideias. Na Câmara Municipal de Goiânia, o vereador ocupava a 4ª Secretaria da Mesa Diretora.

GDF vai formalizar convênios com Águas Lindas de Goiás

- Um comentário
Valber Tavares, prefeito Geraldo Messias, Sabóia e o vereador Luis de Aquino.(Foto Beto Castanheiro)
*Alberto Pessoa
Representando o prefeito Geraldo Messias, o secretário Municipal de Saúde de Águas Lindas de Goiás, Válber Tavares, esteve reunido na última quarta-feira (25) com o chefe de Gabinete do GDF Cláudio Monteiro, no Palácio Buriti em Brasília.

Acompanhado de uma equipe de técnicos da SMS, o secretário expôs as necessidades atuais do município, apresentando inclusive propostas e sugestões para formalização de parcerias e convênios que possam beneficiar amplamente a comunidade do município.

Válber Tavares enfatizou que a intenção do prefeito Geraldo Messias é de continuar mantendo bom relacionamento com o Governo do Distrito Federal “ haja vista a inter-relação existente entre o município e Brasília, onde Águas Lindas figura como um dos mais populosos do Entorno, por isso, essa integração se faz necessária e muito importante para a população do município”, destaca.

As parcerias serão firmadas nas áreas de saúde, infraestrutura, educação, entre outras. Cláudio Monteiro dedicou toda atenção às colocações do secretário, frisando o interesse irrestrito do governador Agnelo Queiroz em fomentar efetivamente o desenvolvimento das cidades do Entorno. O propósito maior entre o governo do GDF e do prefeito Geraldo Messias é buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Águas Lindas.





Oitocentos distritos protocolam pedidos de emancipação no Congresso

- Nenhum comentário
No Brasil existe 5565 municipios, tudo indica que mais 800 serão integrados na lista.
*Isabella Souto

A um ano das eleições que escolherão cerca de 5,5 mil prefeitos em todo o país, a polêmica sobre a criação de municípios está prestes a voltar para a agenda do Congresso Nacional. Atualmente, 19 propostas de lei complementar com diferentes requisitos para a emancipação, fusão e desmembramento de distritos tramitam na Câmara dos Deputados — e a expectativa é que a votação ocorra ainda neste primeiro semestre. Entre todas as matérias, a mais adiantada é o Projeto de Lei Complementar nº 416, de 2008, aprovado pelo Senado e encaminhado à Câmara, ao qual estão apensados todos os demais. O tema deverá entrar na pauta das próximas reuniões dos líderes partidários.

O assunto interessa diretamente a 800 distritos em todo o Brasil, que já protocolaram nas assembleias legislativas pedidos de emancipação, de acordo com levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Mas os deputados estaduais estão impedidos de legislar sobre o tema até que o Congresso Nacional aprove uma lei complementar estabelecendo os critérios.

Até lá, não resta outra alternativa a não ser esperar — o que as assembleias e os municípios já estão fazendo há quase 15 anos, desde a aprovação da Emenda Constitucional nº15, aprovada em setembro de 1996 para colocar um freio na farra das emancipações em todo o país. Para se ter uma ideia, entre 1996 e 2006, foram realizadas 590 emancipações. “As assembleias estão sendo assediadas (pelos distritos) e não podem fazer nada sem um respaldo federal. E agora a pressão chegou a nós”, comenta o vice-líder do PMDB na Câmara, Mauro Benevides (CE).

De acordo com Benevides, existe hoje um clima para a aprovação da matéria, até porque as eleições municipais serão no ano que vem. Mas, antes, o parlamentar reconhece que será preciso um acordo em torno das regras que constam nas 19 propostas que tramitam na Casa. O mais adiantado é o PLC nº 416, que traz, entre as regras para a criação de município, uma população mínima de 5 mil pessoas para cidades das regiões Norte e Centro-Oeste, 7 mil para as do Nordeste e 10 mil para as do Sul e do Sudeste.

Fusão

Se a proposta não sofrer modificações, será preciso ainda que o número de eleitores do novo município seja equivalente ou superior a 50% dos habitantes, e o de imóveis correspondente a pelo menos 10% da média dos existentes nos municípios do estado. Criação, desmembramento, fusão e emancipação poderão ocorrer entre o primeiro dia da posse dos prefeitos e o último dia do ano anterior às eleições municipais. Baseado em um estudo de viabilidade, caberá às assembleias legislativas aprovarem lei prevendo a realização de um plebiscito.

Em Minas Gerais, por exemplo, é extensa a lista de quem quer a independência. É o caso de Mercês de Água Limpa, distrito de São Tiago; e São José da Lagoa (JK), de Curvelo, ambos na região central; além de Marilândia, distrito de Itapecerica, no centro-oeste do estado. No Triângulo Mineiro estão Honorópolis, distrito de Campina Verde; Aparecida de Minas, de Frutal; São Sebastião do Pontal, em Carneirinho; Alexandrita, em Iturama; e Chaveslândia, distrito de Santa Vitória.

Farmácia Básica da SMS atende com mais de 500 itens

- Nenhum comentário
O secretário de Saúde Valber Tavares em visita a farmácia municipal. (Foto Catireiro)
*Alberto Pessoa

A prefeitura de Águas Lindas de Goiás através da Secretaria Municipal de Saúde vem oferecendo um serviço de excelência à saúde pública local. Após reestruturar todos os PSFs, instituir a Policlínica, reformar os Caps e Hospital Municipal Bom Jesus, a administração se destaca também pela implantação de uma nova Farmácia Básica que oferece mais de 500 itens de medicamentos, incluindo o material usado nos serviços de odontologia.

Seguindo as orientações do prefeito Geraldo Messias, o secretário de saúde Válber Tavares, investe na saúde preventiva, porém, em virtude da grande demanda popular, estruturou a Farmácia Básica, investindo alto em compra de medicamentos, além de informatizar o setor, possibilitando um controle de estoque que evitará que falte ou sobre medicamentos e climatização do local.

Novas prateleiras foram adquiridas, as quais servem para armazenamento dos remédios que fazem parte da lista de medicamentos básicos e de distribuição gratuita à população com segurança e de acordo com padrões exigidos pelo Ministério da Saúde da Saúde. ."Há anos que pleiteamos a Farmácia Básica, essa é uma conquista muito importante para melhoria da assistência à saúde de nosso povo”, enfatiza o prefeito.

Segundo a farmacêutica responsável pela Farmácia Básica, Josiely Adriana Soares Ramos, a FB atende aos PSFs, Policlínica, HMBJ, Caps, Samu, Resgate Municipal, Internação Domiciliar. “Os pacientes são examinados e recebem seus medicamentos, de acordo com as necessidades, nesses locais apropriados. Na Farmácia Básica fornecemos diretamente os medicamentos de alto custo e os requeridos pela justiça”, revela Josiely”.

Mais de 200 ciclistas participam da "Pedalada Pelada" em São Paulo

- Nenhum comentário

 *VERENA FORNETTI e CAMILA FUSCO

Um grupo de cerca de 250 ciclistas desafiou o tempo feio e até um certo frio nesta noite (22ºC) para participar da quarta edição da Pedalada Pelada, versão nacional da World Naked Bike Ride, em plena avenida Paulista, na região central de São Paulo. A ordem do movimento internacional, que acontece em diversas cidades ao redor do mundo, é fazer os manifestantes tirarem a roupa para protestar contra a "inviabilidade" dos ciclistas no trânsito das metrópoles. A nudez representa a fragilidade das bicicletas no trânsito das grandes cidades. "Essa é uma analogia a como nos sentimos no trânsito, nus e indefesos", afirmou o educador Samir Souza, 31, participante do evento.

A concentração dos participantes na praça do Ciclista (entre a Paulista e a Consolação) começou por volta das 18h, ainda com um grupo pequeno de cerca de 50 pessoas. A maioria chegou vestida e alguns estavam até agasalhados, mas à medida que o grupo cresceu --e recebeu ciclistas com os corpos pintados--, boa parte do grupo decidiu também tirar a roupa. Às 20h, a Pedalada já reunia cerca de 250 participantes. O grupo seguiu em direção à Paulista, circulou pelos Jardins e também pela Vila Madalena, na zona oeste da capital, retornando à praça do Ciclista.

Em meio aos bares já movimentados, os ciclistas gritavam para chamar a atenção dos freqüentadores com frases como "ei, você parado, venha pedalar pelado" e também "mais amor e menos motor".
O evento terminou por volta das 22h40. Segundo a Polícia Militar, não houve registro de tumulto. No ano passado, pelo menos quatro ciclistas foram detidos por ato obsceno. O World Naked Bike Ride é um movimento pacífico para reivindicar melhores condições para o uso das bicicletas.





sábado, 12 de março de 2011

Goiás é destaque no jornal Financial Times

- Nenhum comentário
Conceituado jornal britânico analisa Estado como terra de oportunidades e atrativos para negócios e investidores

*José Barbacena

O Financial Times (FT), renomado e influente jornal de negócios sediado no Reino Unido, o mais lido por líderes empresariais de todo o mundo publicou, em sua edição de março deste ano, no caderno especial “Brazil Confidential”, três páginas falando exclusivamente sobre Goiás e o desenvolvimento do Estado, com suas perspectivas e potencialidades. Em versão impressa e digital, o “Brazil Confidential” é uma edição quinzenal que oferece informações privilegiadas, análises e insights sobre o Brasil, considerado por especialistas o mais excitante mercado emergente do mundo. Editado em Londres, o jornal conta com uma estrutura de jornalistas, acadêmicos e correspondentes especializados em assuntos brasileiros.

Entre os principais temas tratados estão infraestrutura e a evolução de áreas promissoras do País. O editor responsável pelo suplemento é o jornalista Richard Lapper, especialista em mercados emergentes, que já viveu no Brasil e foi editor de América Latina do Financial Times por uma década.

Ao analisar a importância do Centro-Oeste no cenário econômico brasileiro, a matéria destaca especialmente Goiás como um lugar que oferece ótimas oportunidades de negócios para investidores nacionais e estrangeiros. Os pragmáticos ingleses do Financial Times falam de oportunidades e investimentos com análises práticas, fundamentadas, convincentes, objetivas, de modo a contribuir com as decisões dos investidores. Como carros-chefes da economia goiana, a publicação inglesa enfatiza o etanol, grãos, mineração e agroindústria, citando os municípios da Grande Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Catalão.

Em Goiás, a reportagem ouviu empresários, citando parecer do presidente do Sifaeg, André Rocha, sobre a realidade do Estado.
Na área governamental, ao entrevistar o governador Marconi Perillo (PSDB) e o secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, o Financial Times valorizou o esforço e a determinação do governo em moralizar o serviço público, cortar gastos, promover o ajuste fiscal e criar oportunidades para todos. Entusiasmado com o crescimento da economia de Goiás, o governador Marconi Perillo falou sobre projetos de seu governo, tais como recuperação da malha rodoviária, investimentos em infraestrutura e as perspectivas excelentes que estão se abrindo com a implantação da ferrovia Norte-Sul e seus ramais, com realce para os esforços e conquistas do governo do Estado no que diz respeito à formação de mão de obra qualificada.

Cara nova e projetos arrojados

Para especialistas ouvidos pelo DM, o Estado ganha espaço na mídia internacional pois está de cara nova, com projetos arrojados e propostas sérias. O Brasil chama a atenção do mundo para suas atrativas potencialidades e Goiás é analisado como um excelente lugar para investimentos, pelo crescimento considerável em sua economia e a perspectiva para infraestrutura.

Para o secretário de Assuntos Internacionais, Elie Chidiac, a repercussão de uma reportagem como essa é de grande valia. Como o Financial Times é uma das melhores fontes de notícias para o mundo dos negócios, Goiás passa a ser observado com maior relevância.

Para Chidiac, Marconi está trabalhando para atrair parcerias comerciais e empresas de dimensões nacionais e internacionais. “E uma matéria no Financial Times certamente atinge o objetivo, desperta o interesse e abre os olhos de investidores estrangeiros para investirem ou fazerem parceria com empresas goianas, tornando-as competitivas e fazendo face às grandes multinacionais européias, americanas e asiáticas. O Brasil hoje é um destino natural do fluxo de investimentos internacionais e Goiás precisa ser visto, conhecido e reconhecido como Estado gerador de oportunidades e com imenso potencial a ser explorado”, disse.

Chidiac exulta, dizendo já ter recebido manifestações de diretores, bem como de investidores europeus e do mundo árabe, parabenizando Goiás pelo destaque no jornal Financial Times.